Header Ads

Tempo de Leitura | "Águas Passadas", de João Tordo


Porque queremos contribuir para o teu prazer pela leitura ou, quem sabe, despertá-lo, o Fantastic apresenta-te, quinzenalmente, uma sugestão diferente. Nesta edição da rubrica Tempo de Leitura, deixamos-te como sugestão o livro Águas Passadas, João Tordo.

Foto: Direitos Reservados

SINOPSE

Durante treze dias de janeiro de 2019, a chuva cai sem misericórdia sobre Lisboa. É quando aparece a primeira vítima, na praia de Assentiz: uma jovem de quinze anos trazida pela maré. O seu corpo apresenta marcas de elevada malvadez. A primeira agente no local é Pilar Benamor, uma subcomissária da PSP cuja coragem e empenho em descobrir a verdade ocultam segredos dolorosos. A jovem vítima é Charlie, filha de um empresário inglês, mas logo o cadáver de um segundo crime brutal - um rapaz de dezassete anos - aparece na floresta de Monsanto, em condições macabras. Estas duas mortes violentas abrem caminho a uma investigação que irá descarnar a alta sociedade portuguesa e o submundo do crime. Ao longo desse inclemente mês de inverno, Pilar desbrava caminho na investigação, contra tudo e contra todos e com ajuda de Cícero, um misterioso eremita. Desobedecendo a ordens superiores e colocando a própria vida em risco, vai penetrar no mundo escuro e tenebroso de um psicopata, enquanto luta com os fantasmas que há muito carrega: um pai polícia que morreu em serviço, um vício que a consome e a vulnerabilidade num mundo dominado por homens. 

PORQUÊ LER ESTE LIVRO?

Águas Passadas é um livro que surpreende não só pela forma como foram encadeados o retrato dos crimes e o processo de descoberta do seu autor, como pela história de vida da inspetora Pilar Benamor. O facto de João Tordo ter dado continuidade a esta personagem no seu novo thriller, Cem Anos de Perdão, é a prova do seu sucesso em Águas Passadas. As referências a regiões de Portugal, como Estoril, Cascais e Azóia foram uma boa opção por parte do autor, uma vez que permitem que o leitor se sinta mais próximo da narrativa.  
 
DETALHES
 
Editor: Companhia das Letras
Idioma: Português de Portugal
Páginas da versão em papel deste livro: 511
Classificação Temática: Livros em Português Literatura Policial e Thriller

SOBRE O AUTOR

Lisboa foi a cidade que viu nascer João Tordo, em 1975. Licenciado em Filosofia pela Universidade Nova de Lisboa, o escritor conta com mais de duas dezenas de obras publicadas, para além de ter já arrecadado um Prémio Literário José Saramago (2009) e um Prémio Literário Fernando Namora (2021). Depois de muitos anos a dedicar-se aos romances, em 2019, João Tordo estreou-se nos policiais com A Noite em que o Verão Acabou, seguindo-se Águas Passadas e Cem Anos de Perdão. É também guionista e já colaborou em diversos projetos para a RTP, com destaque para O Segredo de Miguel Zuzarte, Filhos do Rock, País Irmão e Até que a Vida nos Separe