Header Ads

"Destino: Eurovision" #3 | A azáfama do Super Saturday - Parte 1

O Super Saturday é uma época bastante complicada para os fãs da Eurovisão, não sabemos que final nacional iremos acompanhar nesse dia. Eu infelizmente tenho esse problema, certamente que alguns partilham a mesma opinião. Quero acompanhar o prestigiado Sanremo de Itália, o Dora da Croácia, o Dansk Melodi Grand Prix e até mesmo o Malta Eurovision Song Contest. Vou gerindo a noite conforme possa ao mesmo tempo que ligo o computador portátil numa, o Ipad noutra, o telemóvel noutra. Mas vamos continuar a nossa viagem.

Bem vindos a Itália e ao prestigiado Festival de Sanremo. Certame de escolha do representante italiano que para além de ser um dos mais antigos, tem sempre o seu requinte em todas as noites, especialmente na final. A elegância, as propostas a concurso são o prato principal mas tragam o café… que a noite geralmente é longa.

Marco Mengoni será uma vez mais o representante italiano depois da sua primeira participação na Eurovisão em 2013, na cidade sueca de Malmo. O intérprete irá levar a Liverpool a canção Due Vite tendo sido desde início um dos fortes candidatos à vitória. A votação não teve margem para dúvidas, te e foi consensual tanto pelo júri como pelo televoto local. O restante pódio foi ocupado respetivamente por Lazza e Mr.Rain.




Viajamos não muito longe até Opatija, cidade croata onde se realizou o Dora 2023. Depois do Guilty Pleasure de Mia Dimsic no ano passado, a Croácia este ano traz-nos uma das propostas mais irreverentes da Eurovisão 2023. Os Let 3 levam a Liverpool a canção Mama SC, cuja mensagem é integralmente anti guerra. A banda venceu a competição com 279 pontos, dos quais 105 vieram do júri e 174 do televoto. Harmonija Disonance e Detour ficaram-se pelos segundos e terceiros lugares com 155 e 114 pontos.



Da Croácia vamos para a Dinamarca, mais concretamente para Næstved, sitio onde recebeu o Dansk Melodi Grand Prix. Os nórdicos decidiram enviar Reiley, uma estrela do TikTok a nível mundial. O cantor nascido em Tórshavn, nas Ilhas Faroé, irá interpretar Breaking My Heart tendo vencido a competição com 43%. Já Nicklas Sonne e Micky Skeel seguiram-se no restante pódio com 34 e 23%. Será que a Dinamarca estará de volta à Grande Final? O Reiley promete dar tudo em palco! 



Terminamos a nossa viagem de hoje em Ta' Qali, no arquipélago de Malta, onde se realizou o Malta Eurovision Song Contest. Foram 16 canções a concurso e os The Busker com a sua canção Dance (Our Own Party) leva-nos para ritmos bastante funky e ao mesmo tempo catchy, e como a letra da música nos diz “ But Hey, Wait? What You Say? Do you wanna dance?” Liverpool? Preparem-se para a party!.

A banda venceu o certame com 121 pontos, dos quais 41 do júri e 80 do televoto. No segundo lugar seguiu-se Ryan Hili com 85 pontos e em terceiro lugar ficou Matt Blxck com 76 pontos. O país que se estreou na competição em 1971, ainda procura o seu primeiro truinfo na Eurovisão.



O Super Saturday não fica por aqui e na próxima edição falamos das restantes delegações que faltam. Estão a ver o porquê de ser complicado acompanhar este dia? 

Eu sou o Fernando Conceição e esta foi a terceira edição do Destino: Eurovision.