Tempo de Leitura | "1 Km de Cada Vez", de Gonçalo Cadilhe
Porque queremos contribuir para o teu prazer pela leitura ou, quem sabe, despertá-lo, o Fantastic apresenta-te, semanalmente, uma sugestão diferente. Nesta edição da rubrica Tempo de Leitura, deixamos-te como sugestão o livro 1 Km de Cada Vez, de Gonçalo Cadilhe.
SINOPSE
"Durante quinze meses, Gonçalo Cadilhe andou sem pressas e sem datas por destinos tão fabulosos e longínquos como as Galápagos, o Sudeste Asiático, a América Central, a África Austral, a Polinésia, as Caraíbas ou a Oceânia. E, de terra em terra, entre um abraço e uma despedida, Gonçalo Cadilhe partilha com o leitor os encontros, os lugares, as leituras, os contratempos e as alegrias de uma viagem em slow motion pelas estradas de um planeta sem segredos para o viajante mais determinado da atualidade"
PORQUÊ LER ESTE LIVRO?
1 Km de Cada Vez é um livro que junta crónicas de viagem que foram publicadas por Gonçalo Cadilhe no Expresso, em 2009. Para quem nunca visitou muitos dos locais pelos quais passou o autor, como as Galápagos, a Polinésia ou mesmo as Caraíbas, é através das histórias e das conversas retratadas que o leitor pode sentir, ainda que de forma diferente, o ambiente, os cheiros e as pessoas com quem Gonçalo Cadilhe se cruza. Mas uma boa viagem nem sempre implica ir à outra ponta do Mundo. Talvez essa seja uma das mensagens mais marcantes deste livro. Na crónica intitulada, A Europa das Catedrais, lê-se que uma simples visita a uma Sé permite-nos descobrir "Quem éramos nós, o que nos movia, em que acreditávamos, como vivíamos, de que nos alimentávamos, quando construímos esses monumentos?". Acima de tudo, as catedrais são a prova de que a promoção da nossa riqueza cultural começa à porta das nossas casas. "A distância cultural que nos separa destes nossos antepassados diretos é muito, mas muito maior, daquela que nos separa de um esquimó que caça focas na longa noite ártica, de um chinês que trabalha dezoito horas por dia, de um indiano que cospe betel contra a parede de casa ou de um saudita que pilota aviões contra Nova Iorque".
DETALHES
Editor: Clube do Autor
Idioma: Português de Portugal
Páginas da versão em papel deste livro: 210
Classificação Temática: Livros em Português > Literatura > Literatura de Viagem
SOBRE O AUTOR
Gonçalo Cadilhe nasceu na Figueira da Foz. Cresceu junto ao mar e talvez tenha sido por isso que surgiu a paixão pelo surf. A primeira viagem foi com os escuteiros. A partir daí, nem nas férias da escola e fins de semana largava a mochila. Neste caso, para outro fim. Viajar. Licenciou-se em Gestão de Empresas e nos tempos de faculdade frequentou a Escola de Jazz do Porto. A música continua a acompanhá-lo nas viagens. Para além das crónicas que já deram origem a livros, como Planisfério Pessoal, África Acima, Nos Passos de Magalhães e Por Este Mundo Acima, Gonçalo Cadilhe assinou documentários para a RTP. A sua primeira reportagem de viagem foi publicada na revista Grande Reportagem, chefiada por Miguel Sousa Tavares. Estávamos em 1992. O México era o destino em destaque naquela edição. Atualmente organiza e acompanha passeios pelo Mundo em colaboração com a agência Pinto Lopes Viagens.
Comente esta notícia