Header Ads

Especial "Flor Sem Tempo” | Luís Ganito, Joana Aguiar, Rita Ribeiro e João Bettencourt

Foto: Direitos Reservados | SIC

A nova novela da SIC, Flor Sem Tempo, estreou esta segunda-feira, 30 de janeiro. O Fantastic esteve à conversa com Luís Ganito, Rita Ribeiro e João Bettencourt, alguns dos atores que compõem o elenco da produção.

Esta é uma história escrita por Inês Gomes, que conta a história de Catarina (Bárbara Branco), que sai da prisão decidida a encontrar a mãe, Leonor (Maria João Bastos), que desapareceu enquanto ela estava a cumprir pena. Enquanto a procura, apaixona-se perdidamente por Vasco (Francisco Froes), sem saber que ele pertence à poderosa família Torres, responsável pela misteriosa ausência de Leonor.

Apesar de jovem, Luís Ganito é um nome já conhecido pelo público. Sendo esta a sua estreia num elenco fixo de uma novela da SIC, revela sentir “muito nervosismo”, mas também muita vontade de “aproveitar e estar à altura do desafio”. “Estou a gostar bastante do que tenho lido, os ganchos entre episódios fazem-nos querer ler mais e prendem-nos às personagens, todas elas com muita densidade. O que seriam as personagens sem os atores, o elenco desta novela faz jus à escrita, é incrível!”, confidencia o ator ao Fantastic.

A sua personagem, Gabriel, é “um rapaz bastante introvertido e tímido, principalmente com as raparigas. É um expert em engenharia informática, trabalha sempre em teletrabalho e vê na sua casa o seu safe spot.”

Depois de integrar o elenco de Lua de Mel, Joana Aguiar regressa à antena da SIC nesta produção. Conforme relata a própria, este "foi mais um reconhecimento" do seu trabalho e dedicação, tendo ficado "muito feliz por ter a oportunidade de continuar" a fazer o que mais ama (representar). Filipa, a sua personagem, "é uma rapariga muito leve, extrovertida, muito confiante e super determinada, justa. Muito amiga do seu amigo”, confessa-nos a atriz.

Vendo esta história como "marcante" e com um "elenco de luxo", Joana defende que as relações das personagens "são muito bem contadas". "Todos os projetos são diferentes. A história é sempre muito diferente, o elenco é diferente e, por conseguinte, as interações e ligações emocionais entre os personagens são muito distintos. Acho que essa relação das personagens é também a magia e a beleza de representar.", remata.

Rita Ribeiro é outro dos nomes fortes do elenco, e afirma ter ficado “muito feliz” com o convite para integrar o elenco da nova novela da SIC, não só pelo facto de já há algum tempo não trabalhar em projetos do canal, mas também pela oportunidade de integrar “uma novela clássica, com a família rica e a família pobre, e todos esses conflitos que surgem”, com “um elenco fenomenal, (…) com imensos atores e atrizes muito bons e de todas as idades” e com “um papel diferente” do que tem feito até agora.

Graça Maria, a sua personagem, é “uma mulher independente, autónoma, uma solteirona convicta por escolha, mas que volta para a sua terra natal, a Vila Santa, depois de ter vivido muitos anos como empresária de ginásios em Lisboa. Apesar de ir para descansar, acaba por ser convidada como presidente para o clube desportivo e daí surge toda uma trama associada a isso.” Rita está então confiante que pode “passar uma mensagem de esperança e de confiança para as mulheres que têm 60 e 70 anos e que acham que a vida já acabou e que já não há mais nenhum desafio nem nenhuma aventura”.

João Bettencourt regressa à SIC depois da sua revelação em Amor Amor, assumindo ter ficado “muito feliz por ter mais uma oportunidade de estar a fazer” o que mais gosta. “Saber que estou num elenco tão bom e tão rico, e ter a sorte de trabalhar com essas pessoas e ter trabalho, é muito importante.”, continua. Para si, é importante o facto de esta ser uma história “com a qual é muito possível as pessoas se identificarem. É uma novela que se reflete muito para a realidade”.

Tendo como núcleo mais próximo os colegas Marina Mota e Gonçalo Diniz, o jovem ator refere que este “tem sido um processo muito bonito de se fazer” e que tem “aprendido cada vez mais com eles”.

Gonçalo Formiga, a sua personagem, é um jovem que, defende essencialmente a forma como se sente um jovem a quem estão a retirar tudo e que tem que se habituar a uma nova vida. Sendo “confiante e genuíno”, anda “numa busca enorme do amor do pai que nunca teve”. “Ele sempre viveu com a mãe, durante 18 anos, e o pai nunca quis saber dele. O que acontece é que a mãe decide que tem que ir viver a sua vida para outro país, com um outro namorado, e o Gonçalo tem que ir viver com o pai para Vila Santa, uma vila pequenina, e terá que trocar os amigos, a família, a casa, a escola.”. “Ou seja, é um processo de transformação e de se tentar habituar a toda uma outra vida.”, finaliza o ator em declarações ao Fantastic.

Do elenco fazem ainda parte nomes como Vítor Silva Costa, Luís Cruz, Alexandra Lencastre, Albano Jerónimo, Jorge Corrula, Bia Wong, Sandra Barata Belo, João Maneira, Bruna Quintas, Diogo Valsassina, Diogo Amaral, Joana Santos, Débora Monteiro, Dânia Neto, Joana Aguiar, Luís Esparteiro, Gonçalo Diniz, Marina Mota, Rita Blanco, José Wallenstein, Custódia Gallego, Mariana Cardoso, Francisco Valente, Ricardo Mata Ribeiro e Lara Chelinho.