"Destino: Eurovision" #1 | Europe Start Deciding Now!
O Fantastic vai dar a volta pela Europa e conhecer os intérpretes e as respetivas canções de cada país, para a edição de 2023 da Eurovisão, que se realiza em Liverpool, em representação da Ucrânia. O evento acontece nos dias 9, 11 e 13 de maio, datas que nos trazem excelentes memórias, uma vez que foram precisamente nestes dias que Salvador Sobral deu a primeira vitória a Portugal, com Amar pelos Dois, em 2017. Será um bom presságio para esta edição? Começa agora a primeira edição de Destino: Eurovision!
É precisamente pela Ucrânia que
vamos iniciar a volta pelas Finais Nacionais. Este é um dos países mais fortes da competição, uma vez que, em 17 participações, obteve 17
qualificações, sendo então o único país até ao momento a
conseguir este feito. Este ano, o Vidbir (seletiva nacional do país) contou com participações de elevada qualidade, com dez participantes estiveram a lutar por um lugar na famosa cidade dos
Beatles.
O certame ocorreu na estação de metro Maidan Nezalezhnosti em Kiev e os Tvorchi, com a sua canção Heart of Steel, sagraram-se os grandes vencedores com 19 pontos, levando a melhor sobre Krutь que obteve 18 pontos. A terminar o pódio ficou Jerry Heil, com 17. A metodologia usada para descobrir o grande vencedor foi a habitual, 50/50, mas numa altura ainda bastante delicada para o país vencedor do ano passado, venceram o amor, a glória e a união de uma nação.
Da Ucrânia damos um salto até Tirana,
a capital da Albânia, mais concretamente ao Palácio de Congressos
onde decorreu o mítico evento que todos os anos seleciona o
representante deste país, o Festivali I Kenges. Com toda a elegância
que a seletiva albanesa nos apresenta, este ano trouxe novidades
quanto à decisão. O público é que decidiu em 100% quem iria a
Liverpool.
Houve primeiramente uma votação do júri local e decidiram coroar Elsa Lila como vencedora do certame, com a canção Evita, seguindo-se nos restantes postos Albina & Familja Kelmendi e 2Farm. Posteriormente, foram abertas as linhas telefónicas e aí sim, a escolha do representante e a vitória sorriu a Albina & Familja Kelmendi, que interpretarão juntos a canção Duje. Esta proposta remete-nos para um ritmo mais étnico, onde destacamos o poder vocal da Albina e a união familiar que vão fazer toda a diferença em palco.
Terminamos a nossa viagem desta semana na Bélgica. Desde 2016 que a televisão estatal belga não organizava uma final nacional. E eis que o EuroSong está de volta, e será veio para ficar? Esperemos que sim, porque foi um espetáculo composto por canções fortíssimas e algumas das quais são potenciais Winner Alert, como costumamos dizer.
A decisão foi tomada e após serem apurados os votos do júri e do televoto, Gustaph foi o grande vencedor da noite com 278 pontos, onde nem o próprio intérprete estava minimamente à espera deste desfecho. Ganhou apenas por um ponto de vantagem face aos segundos classificados, os The Starlings com 277. No terceiro posto ficou Gala Dragot com 271 pontos.
A Eurovisão 2023 ainda vai bem no
início, faltam muitas delegações fazerem as suas escolhas e ainda
é extremamente cedo para prognósticos, mas há várias coisas que
marcam sempre nesta competição. A descoberta de novos artistas, para os quais a Eurovisão será sempre um ponto alto nas suas carreiras. O fã
eurovisivo cria sempre uma playlist no Spotify com as músicas de
eleição. Eu cá já estou a fazer a minha, e vocês já fizeram?
Eu sou o Fernando Conceição e espero por ti na próxima edição do Destino: Eurovisão. Até lá!
Comente esta notícia