Tempo de Leitura | "O Chão dos Pardais", de Dulce Maria Cardoso
Porque queremos contribuir para o teu prazer pela leitura ou, quem sabe, despertá-lo, o Fantastic apresenta-te, semanalmente, uma sugestão diferente. Nesta edição da rubrica Tempo de Leitura, deixamos-te como sugestão o livro O Chão dos Pardais, de Dulce Maria Cardoso.
SINOPSE
"Afonso é um homem muito poderoso. Inatingível. A não ser pelos anos, que passam e o envelhecem quase como a outro qualquer. Há muito que já só encontra a juventude nos corpos das amantes. Como o de Sofia, que o odeia e ama Júlio. Entretanto Alice, a mulher de Afonso, desistiu, nem sabe ela bem de quê. Os filhos cresceram e partiram, sem partir. A filha, Clara, traduz livros inúteis e apaixona-se por Elisaveta. O filho, Manuel, é um cirurgião plástico à espera de ser julgado por negligência e entregue ao amor adiado por uma mulher longínqua com quem se encontra no ecrã do computador. A família é uma casa em ruínas. Mas tudo está perfeito na festa dos sessenta anos de Afonso. Antes e depois dessa festa, antes e depois da tragédia que a estraga, o romance dá conta das forças que atiram umas personagens contra outras. Seja para se amarem ou para se odiarem. E, vertical, por entre todas as forças, a força da gravidade que estatela no chão os corpos que caem. Mesmo assim, parece simples ser feliz".
PORQUÊ LER ESTE LIVRO?
A escrita simples e o sentido de humor de Dulce Maria Cardoso permitem uma leitura fluida deste romance, que nos apresenta a dinâmica de uma família cujos membros têm pouca ligação e que ocultam detalhes relevantes acerca das suas vidas. Trata-se de uma família, vários segredos e diferentes enredos paralelos que se cruzam no momento da tão esperada festa dos 60 anos de Afonso. Destaque ainda para o facto de a autora citar caras conhecidas da literatura nacional e internacional, nomeadamente William Shakespeare, Antístenes e Camilo Pessanha, que enriquecem a narrativa ao mesmo tempo que nos dão uma visão mais alargada das diferentes realidades vividas pelas personagens.
DETALHES
Editor: Asa
Idioma: Português de Portugal
Páginas da versão em papel deste livro: 222
Classificação Temática: Livros em Português > Literatura > Romance
SOBRE A AUTORA
Dulce Maria Cardoso nasceu em Trás os Montes, mas foi em Luanda que passou toda a sua infância. A escritora foi uma das 300 mil pessoas que entre maio e novembro de 1975 aterrou no Aeroporto Humberto Delgado, em Lisboa, ganhando assim o título de "retornada". As suas vivências no período pós 25 de abril, marcado pela descolonização das antigas terras portuguesas em África, serviram de inspiração para um dos seus romances de sucesso intitulado O Retorno. Foi em Portugal que se licenciou em Direito, no entanto, viver da escrita sempre fez parte dos seus planos. Em 1999, Dulce Maria Cardoso recebeu uma bolsa de criação literária do Ministério da Cultura para escrever Campo de Sangue. A qualidade da obra serviu de rampa de lançamento para uma carreira de sucesso. Para além de ter recebido em 2009 o Prémio da União Europeia para a Literatura, Dulce Maria Cardoso viu alguns dos seus livros serem objeto de estudo em várias universidades.
Comente esta notícia