Tempo de Leitura | "A Guerra em Direto", de Carlos Fino
Porque queremos contribuir para o teu prazer pela leitura ou, quem sabe, despertá-lo, o Fantastic apresenta-te, quinzenalmente, uma sugestão diferente. Nesta edição da rubrica Tempo de Leitura, deixamos-te como sugestão o livro A Guerra em Direto, de Carlos Fino.
SINOPSE
"A Guerra em Direto" é o relato dos dias e das horas dramáticas vividas pelo autor nos três teatros de guerra mais importantes deste início do século XXI: Afeganistão, Israel e Iraque. Trata-se de um relato muito vivo que só podia ser escrito por quem viveu nos locais os momentos mais impressionantes destas guerras, desde a situação caricata de um repórter de televisão sem câmara de filmar no Afeganistão, passando pelo cerco da Igreja da Natividade em Belém e o massacre em Jenin, até ao ataque com mísseis ao Hotel Palestina em Bagdade - tudo entremeado com as vivências de Carlos Fino naqueles meios totalmente diferentes e inóspitos onde, apesar de tudo, alguns ganham dinheiro com a guerra e outros se fazem explodir a si próprios por uma questão de honra. Um livro que ninguém esquecerá".
PORQUÊ LER ESTE LIVRO?
O jornalista Carlos Fino lançou a obra A Guerra em Direto no ano de 2004. O livro encontra-se dividido em três capítulos, nos quais fala sobre a sua passagem pelo cenário de guerra do Afeganistão, no início do século XXI, assim como a sua experiência em Israel e na Palestina e ainda no Iraque. Passaram quase 20 anos e a verdade é que todas estas guerras continuam ativas. Em agosto de 2021, os talibãs reconquistaram o poder no Afeganistão depois de Joe Biden ter ordenado a retirada das tropas americanas do país. Também no Médio Oriente, no ano passado, foram registados confrontos entre israelitas e palestinianos na Faixa de Gaza, território que pertence ao Estado da Palestina. O território que compreende a Faixa de Gaza, a Cisjordânia e Jerusalém, é desde o início do século palco de conflitos religiosos entre judeus e árabes, para além de ser uma zona de interesse económico, político e militar para grandes potências mundiais, como a Rússia e os Estados Unidos. Por fim, o último ano ditou também desenvolvimentos na região do Iraque com o anúncio feito pelo presidente dos Estados Unidos sobre a não participação dos militares norte-americanos em mais missões de combate no Iraque a partir do início de 2022. Em suma, o livro A Guerra em Direto, para além de permanecer atual, dá ao leitor uma visão geral sobre a origem destes três conflitos e ainda expõe os desafios e obstáculos que Carlos Fino teve de enfrentar a fim de assegurar a informação aos telespectadores da RTP.
DETALHES
Editor: Verbo
Idioma: Português de Portugal
Páginas da versão em papel deste livro: 238
Classificação Temática: Livros em Português > Ciências Sociais e Humanas > Comunicação e Jornalismo
SOBRE O AUTOR
Natural de Lisboa, Carlos Fino nasceu em 1940 e passou grande parte da sua infância e adolescência em Fronteira, no Alto Alentejo. A sua formação é em Direito, mas acabou por se dedicar ao jornalismo, tendo começado a exercer a profissão em meados dos anos 70. A RTP sempre foi a sua casa e foi lá que o agora ex-jornalista traçou todo o seu percurso na área. Foi correspondente da RTP em Moscovo durante vários anos e foi um dos responsáveis pela cobertura das operações de desmantelamento da União Soviética e renascimento da Rússia. Para além disso, foi também correspondente do canal do estado em Washington e Bruxelas. Ao longo da sua carreira enquanto repórter esteve presente em vários cenários de guerra, com destaque para o Afeganistão, Israel e Palestina assim como o Iraque. No início de 2022, Carlos Fino publicou em livro a sua tese de doutoramento intitulada Portugal-Brasil: Raízes do Estranhamento, que resulta das vivências que teve no Brasil entre 2004 e 2012 enquanto conselheiro de imprensa da embaixada portuguesa em Brasília.
Comente esta notícia