Header Ads

Tempo de Leitura | "Pão de Açúcar", de Afonso Reis Cabral

 

Porque queremos contribuir para o teu prazer pela leitura ou, quem sabe, despertá-lo, o Fantastic apresenta-te, quinzenalmente, uma sugestão diferente. Nesta edição da rubrica Tempo de Leitura, deixamos-te como sugestão o livro Pão de Açúcar, de Afonso Reis Cabral.

LETRAS LUSAS: "Pão de Açúcar", de Afonso Reis Cabral - alma-lusa
 

SINOPSE

"Em fevereiro de 2006, os Bombeiros Sapadores do Porto resgataram do poço de um prédio abandonado um corpo com marcas de agressões e nu da cintura para baixo. A vítima, que estava doente e se refugiara naquela cave, fora espancada ao longo de vários dias por um grupo de adolescentes, alguns dos quais tinham apenas doze anos. Rafa encontrara o local numa das suas habituais investidas às zonas sujas, e aquela espécie de barraca despertou-lhe imediatamente o interesse. Depois, dividido entre a atração e a repulsa, perguntou-se se deveria guardar o segredo só para si ou partilhá-lo com os amigos. Mas que valor tem um tesouro que não pode ser mostrado?"

PORQUÊ LER ESTE LIVRO?

O famoso caso Gisberta, cuja protagonista é uma diva transexual que acabou morta dentro de um poço após vários dias a ser agredida por um grupo de menores serve de base para este livro. A fusão entre a realidade e a ficção, aliada ao estilo de escrita de Afonso Reis Cabral, transporta o leitor para dentro da história. A forma como as personagens interagem e o olhar sobre a morte de Gisberta a partir de vários ângulos são reveladores do grande trabalho de pesquisa e investigação levados a cabo pelo autor. Para além disso, ao acompanhar ao detalhe o percurso de Rafael desde o momento em que encontra Gisberta pela primeira vez até às agressões em conjunto com os amigos, a obra apela à reflexão sobre várias questões que predominam na adolescência, nomeadamente a necessidade da aceitação dos outros, que pode levar a que os jovens tenham alguns comportamentos inconscientes que não vão ao encontro dos seus valores. 


DETALHES
 
Editor: D. Quixote
Idioma: Português de Portugal
Páginas da versão em papel deste livro: 258
Classificação Temática: Livros em Português Literatura Romance

SOBRE O AUTOR

Autor dos livros O Meu Irmão, Pão de Açúcar e Leva-me Contigo, Afonso Reis Cabral é licenciado e mestre em Estudos Portugueses e Lusófonos, tendo frequentado a pós-graduação em Escrita de Ficção. Com apenas quinze anos de idade publicou o livro Condensação, que integra um conjunto de poemas que foi escrevendo desde os nove anos. Já trabalhou numa vacaria, num escritório de turismo, num alfarrabista e foi ainda revisor e editor em várias editoras, com destaque para a Editorial Presença. Nos tempos livres dedica-se à ornitologia, faz mergulho e pratica boxe. A obra O Meu Irmão já foi distinguida com o Prémio Leya e em outubro de 2019 foi-lhe atribuído o Prémio Literário José Saramago com o livro Pão de Açúcar. Atualmente tem um espaço de crónicas no Jornal de Notícias e participa com Dulce Maria Cardoso e Richard Zimler no programa da Antena 1, Biblioteca Pública.