Header Ads

Tempo de Leitura | "A Máquina de Fazer Espanhóis", de Valter Hugo Mãe

 

Porque queremos contribuir para o teu prazer pela leitura ou, quem sabe, despertá-lo, o Fantastic apresenta-te, quinzenalmente, uma sugestão diferente. Nesta edição da rubrica Tempo de Leitura, deixamos-te como sugestão o livro A Máquina de Fazer Espanhóis, de Valter Hugo Mãe.

 SINOPSE

"O que mudará na vida de António Silva, com oitenta e quatro anos, no dia em que violentamente o seu mundo se transforma? Esta é a história de quem, no momento mais árido da vida, se surpreende com a manifestação ainda de uma alegria. Uma alegria complexa, até difícil de aceitar, mas que comprova a validade do ser humano até ao seu último segundo".

PORQUÊ LER ESTE LIVRO?

A Máquina de Fazer Espanhóis faz o retrato de um homem de 84 anos que vê a sua mulher morrer no hospital e que é obrigado a lidar com o desaparecimento da pessoa com quem partilhou bons e maus momentos ao longo de quase meio século. Para além disso, os leitores têm oportunidade de assistir a todo o processo de luto e alguma revolta, que se adensa com a sua entrada num lar da terceira idade. A escrita de Valter Hugo Mãe tem a capacidade de nos transportar para a realidade da personagem António Silva, levando o leitor a refletir sobre os desafios que a velhice traz a uma pessoa, por ser a última etapa da vida em que aos poucos se vai perdendo aquilo que foi construído outrora.

DETALHES
 
Editor: Porto Editora
Idioma: Português de Portugal
Páginas da versão em papel deste livro: 287
Classificação Temática: Livros em Português Literatura Romance

SOBRE O AUTOR

Natural de Saurimo, em Angola, Valter Hugo Mãe viveu a infância em Paços de Ferreira e no início dos anos 80 mudou-se para Vila do Conde. Licenciou-se em Direito e fez uma pós graduação em  Literatura Portuguesa Moderna e Contemporânea. O seu percurso no mundo da escrita já é longo e já conta com dezenas de obras publicadas, desde poemas a romances, passando ainda pela literatura infantil. Os seus quatro primeiros romances formam uma tetralogia que percorre, através de personagens distintas, o tempo completo da vida humana, desde a infância à velhice. A Máquina de Fazer Espanhóis é o último romance da tetralogia. Versatilidade é o nome do meio de Valter Hugo Mãe. Para além de escritor, é também artista plástico e vocalista do grupo musical Governo, formado pelo autor em parceria com os músicos António Rafael e Miguel Pedro. Já conta com inúmeros prémios no seu currículo, com destaque para o Grande Prémio de Romance e Novela da Associação Portuguesa de Escritores, com a obra Contra Mim, uma das mais recentes.