Header Ads

“A Série”, a nova aposta da ficção da RTP2, estreia dia 9 de outubro

Três amigos e muito humor e a vida entre amigos com situações típicas de uma geração onde tudo é atípico. Três talentos que procuram o seu lugar num mercado bastante saturado são o mote de uma das novas apostas de ficção da grelha de programação da RTP2. A Série é o resultado do argumento da autoria de João Maria, Francisco Vistas e Jaime Baeta, três dos responsáveis pelo sucesso do YouTube, O Último Andar, de 2015. A estreia no canal acontece a 9 de outubro, às 22h00.

"João Maria, Jaime e Chico são três jovens amigos que sonham com uma carreira de atores. Depois de terminarem o curso de interpretação, esbarraram com o desemprego e a falta de oportunidades. Sem grandes perspetivas ou alternativas, e impulsionados pela falta de rendimentos, decidem escrever uma série televisiva, sem pensar muito nas valências que não têm neste campo. A novidade do mundo do espetáculo faz com que as suas vidas mudem radicalmente pondo em causa os seus valores. É assim que iniciam uma viagem a um mundo desconhecido, com todas as adversidades incluídas, numa constante prova à sua amizade", pode ler-se na sinopse oficial do projeto.

 

Ao Fantastic, Bruno Pinhal, um dos realizadores do projeto, revela um pouco mais sobre o argumento. A Série, acompanha a vida de três jovens amigos de vinte e poucos anos. João Maria, Chico e Jaime, que sonham com uma carreira de actores. Ao verem-se sem grandes perspectivas ou alternativas decidem tomar a iniciativa, de escrever e produzir a sua própria série de ficção”, explica Bruno Pinhal, da produtora que tem a chancela de produção da trama da RTP2.


Conquistar um lugar na representação na época em que Youtubers e Influencers assumem parte ativa no mercado, a utilização das tecnologias, e o vasto mundo das redes sociais são algumas das situações pelas quais os protagonistas da história vão passar e apesar do tom de comédia, nem sempre será fácil ultrapassar as dificuldades para se vingar no meio artístico. Vivem numa magnifica moradia em Cascais junto ao mar, propriedade dos pais de Chico, e procuram aproveitar a vida no máximo que a vida tem para dar. Vão Tropeçando e aprendendo, mas pelo caminho divertem-se muito. Partilham experiências e vivem os dramas da idade. No limiar entre a juventude e a vida adulta, os três têm que amadurecer, tomar decisões, e lidar com as consequências dos seus actos”, refere o produtor ao nosso site.


A comédia será fruto dos imprevistos que acontecem na vida de Francisco, Jaime e João Maria, enquanto formam os seu carácter e ultrapassam os mais variados obstáculos. O tom de humor e os alívios cómicos decorrem naturalmente dos acidentes encontrados neste percurso. Nesta fase da vida em que dispomos de muita energia, muita curiosidade, e muita vontade de viver tudo com grande intensidade. Todo este cocktail, acabará obviamente por provocar momentos que vistos de fora, são cómicos”, esclarece Bruno Pinhal em conversa com o Fantastic.


Nesta narrativa bem disposta, os três protagonistas vão tentar responder a uma série de questões, que em algum momento já passaram pela mente da maioria dos jovens do nosso país. Mostra-nos sobretudo uma juventude que luta por alcançar novas conquistas. Uma juventude inspirada e inspiradora que não se importa de correr riscos, para poder agarrar os seus sonhos. Agora que eles começam a conquistar um novo espaço, o que farão com essa liberdade, e com tão poucas certezas? Com tanto entusiasmo e com tão pouca experiência?”, tudo isto enquanto são arrancados da zona de conforto enquanto espelha o que há de dramático e enriquecedor na luta por um lugar na área, passando por tropeções que qualquer adulto em formação sente no início de carreira.


A produção dos 13 episódios de A Série conta com a chancela da MOJO em parceria com a Trevelling Filmes. Mafalda Rodrigues é a única mulher no núcleo de protagonistas deste elenco que conta com várias participações especiais, entre os nomes anunciados para esta primeira temporada estão Nuno Lopes, Beatriz Batarda, Afonso Lopes, Lúcia Moniz, Rui Unas, Dillaz, José Carlos Pereira, Miguel Cristovinho, Joana Cotrim, Vera Kolodzig, Inês Lopes Gonçalves, Ivo Canelas, Dalila Carmo, Bambino, António Raminhos, Sofia Nicholson, Catarina Furtado, Diogo Leite, João Pedro Mamede, Sandra José, Diva O’Branco, Carolina Torres, Beatriz Brás, FF, Ruben Madureira, Sissi Martins, Ruth Marlene, Sandra Santos, Lourenço Surya, Miguel Melo, Salvador Martinha e Elsa Valentim.

O projeto será exibido aos domingos, às 22h00, na RTP2 e conta com a realização de Nuno Dias, Bruno Pinhal, e Sérgio Henriques, de quem surgiu a ideia original do projeto e que assume, também, a produção de A Série. Fernando Santos é o responsável pela Direção de Fotografia do projeto de ficção do canal estatal.