Header Ads

Cinema em Doses Curtas | Menos Nove


Neste Cinema em Doses Curtas, apresentamos o filme Menos Nove, de Rita Nunes. Realizada em 1997, a curta-metragem portuguesa está dividida em seis partes, correspondendo cada uma a um relato de um crime que aconteceu de forma inusitada.

O guião baseia-se no livro Crimes Exemplares de Max Aub. Do elenco, fazem parte atores como     Anabela Brígida, Carla Vasconcelos, Ivo Canelas, João Grosso, Jorge Andrade, José Airosa, Julie Sergeant, Lúcia Sigalho, Márcia Breia, Margarida Cardeal, Paulo Pinto, Ricardo Aibéo, Rita Blanco e Sandra Faleiro.

Os testemunhos aqui recriados são inspirados em confissões individuais e reais de pessoas que nada têm em comum, excepto o facto de todos terem cometido assassínio. A descrição pormenorizada, na primeira pessoa, leva-nos a entrar nas micro-histórias e a perceber os reais motivos pelos quais os crimes foram cometidos.

Neste filme, onde os trabalhos de realização e de direção de som se destacam, o ambiente criado é de tensão, trazendo em poucos minutos o suspense, o humor negro e até o terror de uma forma subtil e muito bem conseguida.

Menos Nove será, provavelmente, um dos melhores e mais originais trabalhos realizados no cinema português, marcando ainda a estreia de Ivo Canelas como ator em cinema e contando com grandes nomes da representação em Portugal.

O filme ganhou vários prémios e esteve presente em diversos festivais nacionais e internacionais. O Festival International de Vila do Conde, o Caminhos do Cinema Português ou o Festival International de Locarno são apenas alguns exemplos.
 
Vê, de seguida, a curta-metragem na íntegra:


 
 
Por André Pereira