Header Ads

Segunda Opinião | Querido, Comprei uma Casa


Querido, Comprei uma Casa é um dos mais recentes formatos da TVI. A estreia aconteceu em fevereiro e, todas as semanas, o programa segue famílias que procuram uma nova habitação, com a ajuda de um agente imobiliário.


Talvez por se relacionar com a temática de bricolage/mudanças em imóveis e/ou por ter a mesma produtora (Birskman), a estação de Queluz de Baixo decidiu dar-lhe um nome semelhante ao já conhecido Querido, Comprei uma Casa, tendo inclusive, inspirado-se no seu logotipo. Uma opção arriscada, pois poderiam gerar-se algumas confusões junto do público ou comparações entre os programas, que a única coisa em comum é mesmo a temática das casas.

A TVI decidiu investir em Mónica Jardim para apresentar o Querido, Comprei uma Casa e esta tem-se mostrado à altura do desafio. A apresentadora do Somos Portugal tem vindo a conquistar a empatia do público e mais uma vez está a brilhar no desafio que lhe entregaram. A TVI tem aqui uma ótima profissional, que se molda muito bem aos programas.

https://i2.wp.com/cdn.ptfamosos.com/wp-content/uploads/2017/02/16808167_1434703879915184_6949119886492696576_n.jpg?resize=720%2C405
A maior surpresa do programa não está, contudo, na ideia ou até mesmo no seu conceito, mas sim nos resultados audimétricos que tem vindo a conquistar para a estação de Queluz de Baixo. Querido, Comprei uma Casa é transmitido aos sábados de manhã, pelas 12h30 e repete ao domingo, a seguir ao Pesadelo na Cozinha, pelas 23h30. Em ambos os horários o magazine consegue a liderança.

Aos sábados, Mónica Jardim assegura uma média de 600 mil espectadores, onde o programa se destaca da concorrência da SIC e da TVI. Já aos domingos, e mesmo em reposição, o formato tem conseguido brilhar e nas últimas emissões aproximou-se do 1 milhão.

Na verdade, o programa de vendas da TVI tem sido alavancado pelo sucesso de Pesadelo na Cozinha, o reality-show exibido imediatamente antes. Ainda assim, o formato de Mónica Jardim tem todo o mérito por conseguir agarrar o público e garantir uma liderança destacada em relação à concorrência. Com isso, Querido, Comprei uma Casa tem vindo a marcar território na grelha, mais até que o seu "primo" Querido, Mudei uma Casa.

https://i.ytimg.com/vi/bGZKZsBbfQE/maxresdefault.jpg

Um dos segredos do sucesso do programa poderá começar pela simplicidade do mesmo. Sem grandes rodeios ou pretensionismos, é simplesmente aquilo que promete ser à partida: um programa que acompanha um casal em busca da sua casa de sonho. 

No final de cada emissão, existe ainda a decisão final dos compradores, que não é imediatamente revelada. O suspense criado em torno desta revelação, acaba por ser, por vezes, tão exagerado, que faz com que o formato acabe por ter alguma piada. Mas isso resulta, dentro do contexto daquilo que estamos a ver. Afinal, toda esta procura pela casa perfeita é encenada.

Seguindo a linha de produção de Querido, Mudei uma Casa, este novo programa cumpre o seu propósito, conseguido uma boa dinâmica de montagem e realização. Com uma duração curta – cerca de 25 minutos – torna-se o programa ideal para acompanhar tanto ao final da manhã, como ao final da noite de domingo. Se os portugueses continuarem "a comprar" esta "casa", com certeza que Mónica Jardim terá ainda muitos compradores para acompanhar. A TVI e a Remax agradecem.

 Segunda Opinião -  81ª Edição
Uma rubrica em parceria com o
http://diario-da-tv.blogspot.pt/