Header Ads

"E Depois de Abril" estreia hoje na RTP1 (com vídeo)



Estreia hoje, no Telejornal, uma série de 23 médias reportagens intituladas "E Depois de Abril". Até ao próximo dia 1 de maio, a RTP assinala desta forma os 40 anos do 25 de abril. A estação publica reencontra, assim, vários protagonistas de reportagens realizadas há 40 anos, junta os portugueses que não se viam há décadas e faz um levantamento de questões sociais e comportamentais antes e depois da revolução. 

 "Trata-se de um fiel retrato do país antes e depois da revolução. Estes trabalhos tiveram por base o suporte de arquivo da RTP e serviram de ponto de partida para contar a evolução do país em 23 extraordinários retratos", revela a estação. 


Para Mafalda Gameiro, coordenadora do projeto, "é um orgulho imenso coordenar um projeto que também vai ficar para a história da RTP. Só um levantamento exaustivo do nosso arquivo histórico permite fazer uma série desta dimensão e só um trabalho de uma vasta equipa permite este brilhante resultado. A série " E depois de abril" consegue fazer um fiel retrato de 40 anos de mudança em Portugal. Este conjunto de reportagens está a ser trabalhado há cerca de 3 meses". 

"E Depois de Abril" teve a colaboração do cantor Paulo de Carvalho. O artista aceitou cantar o título da série, inspirando-se na canção “E depois do adeus”. Para este projeto também foi pintado, nas instalações da RTP, um mural de 4mx3m alusivo à revolução e inspirado nos murais pré- revolucionários. Este trabalho que teve a colaboração de dois finalistas do curso de pintura da Faculdade de Belas Artes da Universidade de Lisboa, Raquel Taquelin e Francisco Camilo. 

Da equipa de jornalistas reponsável por este trabalho, fazem ainda parte os seguintes elementos: 
Jornalistas: Filipe Pinto, Marta Jorge e Teresa Nicolau. 
Repórteres de imagem: Carlos Oliveira, David Araújo e João Martins.
Editores de imagem: Paulo Nunes, Sérgio Tomás e Vanessa Brízido. 
Pesquisa arquivo: Teresa Fernandes 
Pesquisa documentação: Rita Rodrigues 
Grafismo: Nicolau Tudela 
Produção: Amélia Gomes Ferreira
Autopromoção: Pedro Silveira Ramos 
Coordenação: Mafalda Gameiro