Header Ads

"Rainha das Flores". Conheça a Família Oliveira e outras personagens


 
Estreia em maio, na SIC, a nova novela de horário nobre, Rainha das Flores. Sandra Barata Belo e Pepê Rapazote são os protagonistas. O Fantastic apresenta-lhe o núcleo da família Oliveira e outras personagens.

Nando Oliveira, 27 anos
(Afonso Lagarto)
Sou um romântico incurável. Não sei se é porque vivo numa ilha apaixonante, se é porque vi muitas vezes “A Lagoa Azul”, mas ainda acredito que, apesar das tentações, há amores que nascem puros e duram uma vida. O primeiro que tive foi pela minha prima Paula, mas teve um final Shakespeariano. Ela mudou-se para Lisboa com o dinheiro que lhe emprestei e nunca mais voltou, nem atendeu o telefone. Curei o desgosto com o foco no trabalho como guia turístico no Funchal, onde sou dono de um palheiro que alugo para turismo. Quando a Paula regressar à Madeira e voltar a usar-me para se dar bem, vou ser mais esperto que o amor. Vou descobrir os trambiques dela no meu trabalho, vou perseguila até Lisboa para cobrar tudo o que é meu… e vou conhecer a Renata. O amor insiste em ser complicado e a cruzar-se no meu caminho. A nossa paixão vai ser turbulenta, porque a Renata é intensa e tem uma bagagem emocional gigante chamada Artur. Mas eu sempre respeitei a minha determinação e as vontades do destino. E se ele nos cruzou é porque, tal como eu, acredita que vamos fazer felizes.

Paula Oliveira, 25 anos

(Liliana Santos)
Nasci na Madeira, mas o meu sonho sempre foi vir para o Continente. Aliás, quando olho para a minha vida ela está claramente dividida em duas fases: antes e depois de ter chegado a Lisboa. Aqui, sinto-me mais livre, mais próxima dos meus mundos… Em suma: mais eu. Não quer dizer que deteste a Madeira, mas assim que cheguei a Lisboa para tirar o curso de Arquitetura, nunca mais pensei em voltar. Então, depois de ter ido trabalhar para o atelier do César, aí é que a minha vida deu mesmo uma grande volta. Nunca fui tão feliz nesse período: dediquei-me tanto à arquitetura como à felicidade dele. O César é o homem da minha vida, e, apesar de ainda não termos a relação que gostaria, espero que, mais cedo ou mais tarde, ele perceba que sou a mulher perfeita para ele, a única que o ama exatamente como ele é. Por isso, que vou ajudá-lo a lutar por aquilo que ele quer. É claro que vai ser um problema quando ele for obrigado a pagar uma indemnização astronómica ao trabalhador que morreu e o atelier fechar… Desempregada, vou ficar sem alternativas e ter de regressar a Madeira. Que ódio! Vai ser difícil ter de voltar a ver o meu primo Nando, pedir-lhe ajuda, fingir-me arrependida. Mas, vou recorrer à Jennifer Lawrence que existe dentro de mim e enganar aquele idiota outra vez, de forma a voltar rapidamente para Lisboa. Mas aí vou encontrar uma inesperada adversária de peso: a Narcisa.

Hugo Guedes, 25 anos
(Pedro Sousa)

O meu físico a professor de ginásio, mas é a trabalhar nas estufas da Floriz que me sinto em forma. A minha paixão por flores é a mesma que tenho pelas mulheres. Se há tantas espécies, por que raio é que só vou dedicar-me a uma? O perfume da Marisa é intenso e raramente lhe resisto. Mas é o mistério e o ar puro da Gabriela que me deixa mesmo louco! Por ela acho que prescindia de ter um jardim de mulheres para ter um ramo, só de Gabriela. Quando descobrir o cantinho secreto da minha musa na estufa vou propor-lhe expandir o negócio. Vamos plantar e vender plantas medicinais sem ninguém saber até que um dia todos vão descobrir... Pensei que esta ideia ia darnos mais dinheiro do que problemas… mas a cena vai ser mais ao contrário.

Lia Pereira, 23 anos

(Sofia Correia)
Não sou convencida, mas odeio falsas modéstias: eu sou bonita, simpática e bem-falante. Sempre vivi em Tomar até ser escolhida para ir trabalhar para a loja de flores da Floriz que abriu há pouco tempo, em Lisboa. Até nem me importava de ir para o Bairro Alto até às tantas, fazer compras no Chiado ou passear em Belém, se o Hugo, o homem mais lindo do mundo, tivesse vindo comigo. Mas se ele já não olhava para mim e trabalhávamos juntos nas estufas, agora, a mais de cem quilómetros de distância, temo pelo dia em que ele me pergunte o nome… Eu pedi à Gabriela, a minha melhor amiga, para ficar de olho nele e contar-me TU-DO o que se passar na estufa. Vou ter um desgosto quando descobrir que ele anda enrolado com a Marisa, uma assanhada, metida a mulher de negócios. Mas não vou desmoralizar; ela não é para casar, por isso, não joga no mesmo campeonato do que eu. O problema vai ser mesmo quando ele se interessar pela Gabriela! Aí, o meu mundo vai tremer… Como é que eles foram capazes? A Gabriela sempre foi aquela menina insonsa… nem bonita, nem feia… nem burra, nem inteligente… Enfim, nunca se deu por ela… Não entendo como isto foi acontecer, mas só quero voltar para a estufa para poder pôr tudo de volta no seu devido lugar.

Gabriela Galvão, 23 anos

(Mafalda Jara)
Sempre fui tímida e nunca gostei de dar nas vistas. Não gosto de roupa, nem de sapatos e não tenho paciência para ficar horas em frente ao espelho a arranjar-me. A Lia, a minha melhor amiga, sempre me disse que sou desleixada; eu acho que sou apenas… prática. Mas ela tem razão numa coisa: assim nunca vou casar. Se, com esta idade, nunca tive um namorado, imagine-se um marido. Sempre fui apaixonada por flores e concentreime nelas, são minhas amigas, companheiras, falam comigo e eu com elas. Graças a esta relação, ganhei um novo apelido: maluca, mas não me importo. Nunca fui particularmente dotada na escola, mas sei tudo sobre plantas. Na estufa, vou começar por plantar, em segredo, algumas sementes com efeitos medicinais e em pouco tempo aquilo vai se transformar num inesperado “negócio” de sucesso. O Hugo vai ser o primeiro a descobrir. Vamos aproximar-nos, conhecer melhor e ele vai apaixonar-se por mim – pelo menos é o que ele diz –, mas eu acho que ele tem mais interesse no meu negócio… De qualquer forma, o meu coração vai balançar e a minha cabeça vai ficar virada do avesso: ele é o amor da vida da Lia. Mais… Eu sou virgem
e tenho muita vergonha. E se não souber fazer as coisas como deve de ser? E se depois, depois de… Vocês sabem, ele não quiser nada comigo? Vou perder a minha melhor amiga e o meu amor? Paralelamente a tudo isto, a Narcisa e o Moisés vão descobrir o que ando a fazer, vão meter-se comigo e quase estragam tudo.

Samuel Garcia, 38 anos
(Joaquim Horta)

Se há profissão no mundo que sofre com o preconceito é a minha: Padre. Formei-me em Direito, tive algumas namoradas, mas um chamamento e uma fé absoluta fez-me seguir pelo sacerdócio. A vocação é um conceito difícil de perceber. Como em todas as relações, a minha com Deus também teve momentos menos bons, mas nunca me arrependi da minha escolha. Ingressei pela congregação missionária, já viajei pelo mundo, construí escolas, lavei sanitas, dei aulas, aprendi a cultivar café e levei Deus ao coração de muitas pessoas. Pratico natação, adoro competir e detesto perder. Vou conhecer a Sofia, uma das nadadoras mais promissoras do nosso país e vou torcer muito por ela, mas quando ela ficar grávida e pensar em abortar para participar das Olimpíadas, vamos ter grandes conflitos: é um crime contra a vida, ponto final. Durante a trama também vou conhecer a história da Rosa, atropelada numa peregrinação, e vou tentar ajudá-la na procura de respostas para o drama e inquietação em que vive. Agora quem me vai tirar do sério é a irmã dela, a ultrarreligiosa Narcisa que, admito, é o tipo de católica que me causa urticária e a quem culpo pelo afastamento das pessoas da Igreja. Actualmente, trabalho com os mais desfavorecidos e quando a filha do Rui, a Renata, voltar a Portugal, vou-me associar à empresa dela e do Artur, com o intuito de ajudar os marginalizados a reintegrarem-se na sociedade.

António Rosado, 45 anos
(Luís Gaspar)

Só me vão conhecer numa fase bem adiantada da história, quando a Narcisa já estiver a “reinar” na Floriz. E rapidamente vou perceber que a coitada da irmã não se lembra porque é que elas viraram costas uma à outra. Essa vai ser a minha grande arma para usar contra a Narcisa e finalmente ter a vida que sempre quis. 


Texto: SIC / SP Televisão