Header Ads

Especial "Flor Sem Tempo” | João Maneira, Bia Wong e Sandra Barata Belo

Fotos: Direitos Reservados | BrandFire, HitManagement, SIC

Flor Sem Tempo é a nova novela da SIC e estreia esta segunda-feira, dia 30 de janeiro. O Fantastic esteve à conversa com João Maneira, Bia Wong e Sandra Barata Belo, alguns dos atores que compõem o elenco da produção escrita por Inês Gomes.

A telenovela conta a história de Catarina (Bárbara Branco), que sai da prisão decidida a encontrar a mãe, Leonor (Maria João Bastos), que desapareceu enquanto ela estava a cumprir pena. Enquanto a procura, apaixona-se perdidamente por Vasco (Francisco Froes), sem saber que ele pertence à poderosa família Torres, responsável pela misteriosa ausência de Leonor.

Enquanto protagonista, Bárbara Branco dá também voz à musica do genérico da nova novela da SIC. O clássico Flor Sem Tempo, originalmente cantado por Paulo de Carvalho, ganha uma nova vida pela mão do maestro Martim Sousa Tavares, responsável pelo arranjo e direção de orquestra. O cantor FF ajudou Bárbara Branco na composição vocal.

João Maneira é um dos integrantes do núcleo da família Valente, irmão da protagonista Catarina (Bárbara Branco). O ator considera este projeto “uma lufada de ar fresco, tanto na vida profissional como pessoal, porque estava parado há um ano e já começava a ficar um pouco ansioso em relação a isso.”. “Assim que soube quem seria o meu núcleo, fiquei estarrecido (…) saber que ia ter uma família tão completa, tão talentosa e tão boa”.

Para si, esta novela destaca-se de projetos anteriores essencialmente por integrar “um núcleo tão intenso”, onde “as personagens funcionam todas muito bem juntas, e têm um carisma muito especial”, e pelo facto de lhes ter sido dada “a liberdade de podermos criar e tentar algo diferente.”. “Toda essa descoberta só foi possível porque nos deram essa liberdade de criar e de pensar, algo que não acontece muito nas novelas.”, remata.

Tozé, a sua personagem, é a ligação entre a irmã, Catarina, e a prisão. Tozé é o mais velho dos irmãos, o segundo homem da família além do pai, que quer proteger as irmãs a todo o custo e que não pensaria duas vezes em dar o corpo às balas por elas.”. No entanto, “nem sempre as coisas correm como ele quer e, de vez em quando, vão acontecendo umas peripécias, e é sempre a Catarina que resolve as coisas.

Bia Wong estreia-se no mundo da ficção televisiva com esta personagem, Cláudia, “uma rapariga cheia de boa energia. Bem-disposta, inteligente, divertida e protetora daqueles que ama, especialmente da mãe. Mas como é típico da idade, tudo o que tem de bom tem também de teimosa.”, confirme nos confidenciou a atriz. Interpretando o papel de filha da Sandra Barata Belo (…), destaca como maiores desafios “o tamanho do elenco e de toda a equipa (…) o ritmo com que se trabalha.”

A atriz destaca ainda a enorme “felicidade (…) surpresa e realização” que sentiu quando soube que iria integrar este projeto. “É muito bom sentir que, nos últimos tempos, o trabalho de anos está a ser recompensado.”, finaliza.

Ao contrário de Bia Wong, Sandra Barata Belo já não é um nome desconhecido do público. No entanto, e de acordo com a atriz, este é um projeto que se distingue dos restantes porque Rosa, a sua personagem, ao contrário da mais recente Verónica de Nazaré e Lua de Mel, “é uma mulher mais normal”, com “uma filha que criou sozinha”.

A atriz encontrou, neste projeto, um grande ponto de interesse. Além do facto de interpretar o papel de “enóloga da quinta de vinhos”, situação que a cativou logo à partida, agradou-lhe ainda o facto de ser um projeto “sobre uma família clássica, tradicional, em que os valores passam de geração em geração”.

Rosa é então “uma mulher independente, que venceu num mundo de homens, o mundo de enólogos, dos vinhos que é sempre mais associado ao sexo masculino, portanto ela é uma mulher muito inspiradora.”, continua a atriz em declarações exclusivas ao Fantastic. Sandra acrescenta ainda que se a sua personagem existisse, adoraria conhecê-la, por ser alguém com “muita força, muito pragmática”, que “conseguiu fazer tudo num curto espaço de tempo, acabar o curso, ser mãe muito jovem, viajar, ir sempre atrás dos vinhos, onde há vinhos ela esteve a trabalhar ou a estagiar ou a estudar e levou sempre a filha com ela”. “É um ponto de viragem nas personagens que já fiz.”, remata.

Do elenco fazem ainda parte nomes como Vítor Silva Costa, Luís Cruz, Alexandra Lencastre, Albano Jerónimo, Jorge Corrula, Bruna Quintas, Diogo Valsassina, Luís Ganito, Rita Ribeiro, João Bettencourt, Diogo Amaral, Joana Santos, Débora Monteiro, Dânia Neto, Joana Aguiar, Luís Esparteiro, Gonçalo Diniz, Marina Mota, Rita Blanco, José Wallenstein, Custódia Gallego, Mariana Cardoso, Francisco Valente, Ricardo Mata Ribeiro e Lara Chelinho.