Header Ads

Tempo de Leitura | "Planisfério Pessoal", de Gonçalo Cadilhe


Porque queremos contribuir para o teu prazer pela leitura ou, quem sabe, despertá-lo, o Fantastic apresenta-te, quinzenalmente, uma sugestão diferente. Nesta edição da rubrica Tempo de Leitura, deixamos-te como sugestão o livro Planisfério Pessoal, de Gonçalo Cadilhe.

Foto: Direitos Reservados

SINOPSE

Evitar o avião no século XXI? Sim, é possível e foi o que fez Gonçalo Cadilhe nesta volta ao mundo. Em Planisfério Pessoal, o maior viajante português percorre 3 oceanos, 4 continentes, 38 países, muitos milhares de quilómetros, numa jornada por lugares tão distintos quanto longínquos. Este livro inclui os textos completos dessa aventura sendo ao mesmo tempo profundo, mas divertido; informado, mas despretensioso; crítico, mas otimista; confessional, mas reservado. 

PORQUÊ LER ESTE LIVRO?

Grande é o espanto quando alguém nos diz que já deu uma volta ao mundo, mas maior é a estupefação quando se sabe de alguém que deu uma volta ao mundo sem recurso ao avião. Planisfério Pessoal, de Gonçalo Cadilhe, leva-nos a conhecer diferentes culturas através das crónicas das suas viagens. Acima de tudo, neste livro temos oportunidade de perceber como o autor combate a solidão, de que forma lida com a pressão de estar em países perigosos e onde corre o risco de ser assaltado e de que maneira tenta ajudar quem mais precisa apenas através da sua profissão - jornalista.  

DETALHES
 
Editor: Clube do Autor
Idioma: Português de Portugal
Páginas da versão em papel deste livro: 424
Classificação Temática: Livros em Português Literatura Epístolas e Cartas

SOBRE O AUTOR

Gonçalo Cadilhe nasceu na Figueira da Foz. Cresceu junto ao mar e talvez tenha sido por isso que surgiu a paixão pelo surf. A primeira viagem foi com os escuteiros. A partir daí, nem nas férias da escola e fins de semana largava a mochila. Neste caso, para outro fim. Viajar. Licenciou-se em Gestão de Empresas e nos tempos de faculdade frequentou a Escola de Jazz do Porto. A música continua a acompanhá-lo nas viagens. Para além das crónicas que já deram origem a livros, como Planisfério PessoalÁfrica AcimaNos Passos de Magalhães e Por Este Mundo Acima, Gonçalo Cadilhe assinou documentários para a RTP. A sua primeira reportagem de viagem foi publicada na revista Grande Reportagem, chefiada por Miguel Sousa Tavares. Estávamos em 1992. O México era o destino em destaque naquela edição. Atualmente organiza e acompanha passeios pelo Mundo em colaboração com a agência Pinto Lopes Viagens.