Header Ads

COMING UP | Bienvenidos a Éden - 2ª Temporada

Bienvenidos a Éden, novamente! Regressamos ao universo distópico da série espanhola da Netflix para uma nova temporada que nos deixa com mais questões que a primeira. 

Pesando na balança, a nova leva de episódios da trama não se pode classificar como péssima, mas também está longe de ser excelente, fica no meio termo com uma narrativa que vale muito mais por alguns arcos secundários em vez de fazer avançar a história como um todo. 

Apesar de não nos podermos queixar da criatividade dos autores, que conseguem colocar um plot twist em cima do outro, esta temporada consegue deixar-nos praticamente sem respostas, chegando ao ponto de nos fazer perder o interesse no meio e de só nos deixarmos levar por queremos saber qual é o limite da imaginação dos autores e por estarmos envolvidos na novela criada. 

Falamos disto e muito mais na edição desta semana do Coming Up, há muito para discutir. 

O estilo seita que beira uma versão barata de Midsommar é, talvez, um dos pontos mais fortes da trama de Bienvenidos a Éden e nesse quesito a temporada consegue amadurecer o conceito e torná-lo ainda mais cativante. Apesar de existirem vários aspetos que ficam desconexos, a construção do ambiente de seita acaba por ganhar mais impacto agora com a história de vida de Astrid a ser apresentada. Ela é uma mulher amargurada por não conseguir ter filhos, o que a deixa numa posição de maior fragilidade, fazendo com que apesar dos seus instintos pouco ortodoxos ela crie conexões maiores com aqueles adolescentes na expectativa de que eles a vejam como uma mãe. 


Ou seja, há mais camadas. A relação e as preferências que ela tem com os jovens escolhidos para viverem no Éden são no fundo um reflexo dos desejos reprimidos de Astrid. Daí, também, que no processo de seleção sejam escolhidos adolescentes com relações problemáticas com os pais, se antes achávamos que isso acontecia para que o desaparecimento deles fosse mais fácil de abafar agora entendemos que há razões maiores. 


Ainda no conceito de seita, e passando para as coisas que não fazem sentido e que se classificam como furos no argumento, nesta segunda temporada somos apresentados ao “exército” do Éden. Os novos personagens ajudam a história a fluir e tornem tudo um pouco mais assustador, contudo, na prática destroem um pouco o conceito criado anteriormente. Por mais que exista uma rebelião e que nós público saibamos que aquelas crianças foram raptadas, lá dentro sempre foi criada a imagem de que tudo era perfeito e que aquilo que a rebelião defendia era, na verdade, um ambiente hostil. 


Com a introdução dos elementos do exército, que estão ali armados perante todos e com uma postura agressiva, fica claro como água para todos que as intenções dos hosts são tudo menos boas. Daí que a relação que é construída entre Gaby e Astrid não faça o menor sentido. 


Ora, como é que ela pode sequer questionar o que Zoa lhe diz, quando diante dos olhos dela estão uma série de pessoas armadas, colegas a aparecerem feridos e a serem violentados à frente dela? Ela não se questiona? Ela não tem discernimento? É um dos pontos que não faz sentido nesta temporada.


 

A segunda season de Bienvenidos a Éden divide-se, claramente, em duas partes que têm entre si um ponto comum. A primeira parte vai desde o início até à libertação de Charly e África e a segunda vai daí até ao último episódio com o momento em que Brisa e os seus companheiros conseguem aterrar no Éden. Quer na primeira parte quer na segunda, temos uma série de pormenores, de detalhes que só aumentam a profundidade da história, mas em nenhum ponto temos questões resolvidas. 


Sentimos a dado momento que os autores estão a arrastar a história de maneira a terem material suficiente para garantirem uma nova temporada, mas sem que existisse necessidade. A situação de Charly e África ocupa mais episódios do que deveria. Até serve para fazer crescer o arco de Charly e Mayka mas a dada altura parece que estamos a ser enrolados. 


Passamos grande parte do tempo na iminência de acontecer uma grande reviravolta que vai mudar o rumo das coisas, mas na hora H, voltamos à estaca zero porque tudo dá errado, uma e outra vez. Para que a história continue é óbvio que os vilões não podem ser obliterados da narrativa de um momento para o outro, mas sente-se falta de pequenas conquistas que façam valer a pena o tempo que perdemos a olhar para cada um dos arcos da temporada. 


Nada leva a lugar nenhum e chega a ser frustrante, porque parece altamente desnecessário o tempo que perdem a desenvolver um plot que não acrescenta nada de relevante ao desfecho da história. E esse tempo que é perdido torna-se dramático quando chegamos ao capítulo final sem termos respostas claras sobre a enredo base da história. 


Não obstante que nesta segunda temporada tenhamos aprendido que tudo se resume a um sonho do pai de Astrid, que foi morto por alguém ligado à indústria petrolífera que claramente estava descontente com o projeto “inovador” que ele queria construir, nada parece ter ficado muito claro. E o próprio projeto é tão distópico e ousado que fica difícil acreditarmos que alguém sequer tenha olhado para aquilo e pensado que era possível. 

 

Bienvenidos a Éden sofre de um síndrome comum nas séries adolescentes: Tem demasiadas personagens para pouco tempo de desenvolvimento. O elenco deste projeto é gigante e os autores tentam dar arcos e camadas a cada personagem, mas chegamos a um ponto em que é tanta gente que não há tempo útil para desenvolver e dar relevância a cada um, até porque além das questões individuais ainda têm de dar-nos respostas sobre o assunto central da história. 


O resultado é esperado: Tudo fica sem encadeamento. Há arcos individuais que são bem desenvolvidos e interessantes de acompanhar (por mais que andem em círculos) como são os casos de Mayka e Charly, África e Erik ou o quarteto Alma, Ibón, Orson e Eloy, mas para que esses tenham destaque passamos os oito episódios da segunda temporada a ver Zoa e Bel a terem o mesmo tipo de discussões uma e outra vez. 


Zoa e Bel chegam ao cúmulo de terem quase os mesmos diálogos em episódios seguidos porque, no fundo, a sua presença na história se resume simplesmente ao facto de pertencerem à rebelião. A comparação mais fiel que podemos fazer sobre o argumento de Bienvenidos a Éden é com o das novelas de trezentos episódios que passam nas televisões nacionais, em que a dada altura não há criatividade que sobreviva ao número de capítulos. 


Tudo é muito arrastado, porém, acabamos por nos deixar levar porque criamos apego com aqueles personagens. O erro não está na criação dos personagens, porque os atores são carismáticos e as histórias de fundo são ricas e carregadas de representatividade, está sim na quantidade. São muitas vidas para gerir dentro de uma história que sozinha já carrega várias nuances e plot twists. É demasiado, e isso quase anula o bom trabalho que é feito.


 

No meio termo entre um sci-fi, um drama, um romance e uma história de espionagem, Bienvenidos a Éden continua a prender a nossa atenção entre os furos de texto e os arcos subdesenvolvidos. O esqueleto da história é bom e viciante, e apesar da segunda temporada trazer um arrastar desnecessário ainda nos consegue convencer a assistir a uma terceira temporada. 


Esta não é uma das séries que vai escalar os nossos tops, não é uma obra-prima, é o típico passatempo que se torna numa espécie de guilty pleasure. Nós sabemos que não é boa, mas continuamos a querer saber o que se passa, porque aguça a nossa curiosidade. O tema central é tão surreal que queremos entender até onde vão carregar isto e qual é a justificação por detrás de tudo. 


Por mais defeitos que tenha a segunda temporada não chega a ser péssima ao ponto de nos fazer desistir, não chega ao ponto de ser um Outer Banks em que tudo se torna sem sentido. É simplesmente uma história que podia ser muito melhor se existisse um maior foco e a dada altura parece que os autores se apercebem disso, daí começarem a descartar personagens de forma quase aleatória. 


Se tivermos isso em conta percebemos que nenhuma das novas adições do elenco teve um desenvolvimento muito grande. Som, por exemplo, mal teve falas, foi um instrumento para conectar o momento atual com o passado de Astrid e para acelerar a resolução final, mas em termos individuais parece que ficou presa no tempo a aguardar uma possível renovação. Joel, o mandachuva do exército também entrou na história para ser vilão, mas sabemos zero sobre a sua vida. Apesar de terem chegado à trama na segunda temporada, a ideia com que ficamos é de que estão em lista de espera para no futuro poderem ser explorados. 


Sem renovação anunciada, Bienvenidos a Éden é o tipo de história que a Netflix vai querer finalizar, mais que não seja para não sofrer a pressão do público, e porque as audiências não foram tão más assim. Ainda assim, a terceira temporada deverá ser a última porque resta pouco por onde possam enrolar e caso não ofereçam respostas na próxima leva de episódios a público certamente vai cansar-se de esperar. Aguardemos pela confirmação e pelos novos episódios. Estaremos cá para comentar tudo!