Header Ads

Suécia vence "Eurovisão 2023". Mimicat fica em 23º. lugar

 

Foto: Direitos Reservados- Corinne Cumming - EBU

O palco da Liverpool Arena recebeu a 67ª Edição da Eurovisão 2023 e viu triunfar uma vez mais a Suécia. Loreen e o seu Tattoo deram a sétima vitória à nação escandinava. Os vencedores obtiveram 583 pontos, dos quais 340 pontos vieram por parte do júri enquanto o televoto deu 243.

Mimicat e o seu Ai Coração conquistaram um dos aplausos mais efusivos da arena onde a atuação da nossa representante foi simplesmente incrível e encheu toda a gente de orgulho. A nossa comitiva obteve o 23º lugar com 59 pontos, fruto dos 43 pontos por parte do júri e os 16 do televoto popular. 

Foto: Direitos Reservados- Corinne Cumming-EBU

O pódio do certame foi ainda preenchido pela Finlândia, que chegou ao segundo posto com Käärijä e o tema Cha Cha Cha com 526 pontos, oriundos dos 150 pontos do júri e dos 376 do televoto. O terceiro lugar foi ocupado por Israel com Noa Kirel e o seu Unicorn a conquistarem 362 pontos, dos quais 177 vieram do júri e 185 do televoto.

Loreen torna-se na primeira mulher na história do certame a vencer por duas vezes. Depois da primeira vitória em 2012 em Baku, no Azerbaijão, a cantora sueca triunfa agora em Liverpool. A artista em declarações à imprensa local depois da consagração da vitória, mostrou-se “muito orgulhosa e extremamente grata” dedicando a vitória a toda a gente que acreditou nela e aos fãs.




Ao todo foram 26 canções a competição e o espetáculo da noite foi aberto pela Áustria com Teya and Salena com a sua carismática canção Who The Hell is Edgar?. O encerramento do alinhamento coube a Mae Muller e à canção I Wrote A Song.

Pelo palco da Eurovisão passaram alguns artistas bem conhecidos do público como Cornelia Jakobs(representante sueca em 2022 com Hold Me Closer) , Duncan Laurence(vencedor neerlandês em 2019 com a canção Arcade), Dadi Freyr( representante da Islândia em 2021 com a canção 10 Years), Sonya(representante britânica em 1993 com a canção Better The Devil I Know), entre outros.

A Suécia iguala assim o número de vitórias conseguidas pela Irlanda, ambas contabilizam 7 tentos vitoriosos no palmarés da competição, fazendo do país nórdico ainda mais uma potência considerável na Eurovisão e quem sabe em busca de uma 8ª vitória nos próximos anos. 

Vê abaixo a atuação de Loreen na Grande Final: