Header Ads

Mimicat vence "Festival da Canção 2023"



Foto: Direitos Reservados- RTP 

Mimicat, com a canção Ai Coração, foi coroada como a grande vencedora da 57ª Edição do Festival da Canção 2023 com 24 pontos, garantindo assim o passaporte para representar o nosso país na competição internacional em Liverpool. O restante pódio foi ocupado por Edmundo Inácio e Cláudia Pascoal. A condução da emissão esteve a cabo de Filomena Cautela e Vasco Palmeirim, com Inês Lopes Gonçalves e Wandson a ficarem responsáveis pela Green Room.

Para encontrar a canção vencedora, foi selecionado o sempre habitual método de votação 50/50, distribuído entre o júri regional e o televoto nacional. A proposta vencedora de Mimicat obteve os 12 pontos por parte do júri regional e os 12 pontos do televoto. Edmundo Inácio adquiriu a segunda posição com 22 pontos, oriundos dos 12 pontos por parte do júri e 10 do televoto, já Cláudia Pascoal ficou-se pelo terceiro posto com  12 pontos, fruto dos 8 do júri e 4 pontos do televoto popular.

Tal como tem sido habitual nos últimos anos, o certame português foi realizado nos estúdios da RTP e contou com 13 canções. Inicialmente eram para ter sido 12 canções, mas devido ao facto de ter havido um problema técnico nas linhas telefónicas de um dos participantes da primeira semifinal, o alinhamento passou para 13. O espetáculo foi aberto por Cláudia Pascoal e a sua canção Nasci Maria, tendo sido encerrado por SAL e a sua proposta Viver.

Pelo palco da Grande Final passaram convidados como Maro (vencedora do Festival da Canção 2022 e representante portuguesa em Turim), Salvador Sobral (vencedor português da Eurovisão 2017 em Kiev) e David Fonseca.

Vê abaixo o vídeo da atuação da canção vencedora: