Header Ads

Conhecidos os primeiros finalistas do "Festival da Canção 2023"


Foto: Direitos Reservados RTP 

O processo de escolha do nosso representante para o Eurovision Song Contest em Liverpool iniciou-se na noite de sábado, dia 25 de fevereiro, com a transmissão da primeira semifinal da 57ª edição do Festival RTP da Canção 2023. Mimicat, Churky, SAL, Cláudia Pascoal, You Can't Win Charlie Brown, Esse Povo e Neon Soho, garantiram o seu lugar para a Grande Final de dia 11 de março. Os restantes finalistas sairão da segunda semifinal agendada para o próximo dia 5.

Nesta semifinal, deveriam ter sido selecionadas seis canções finalistas. Primeiro, o júri e o público escolheriam cinco, de acordo com a metodologia de votação 50/50. Posteriormente, o público, numa única votação, elegia o sexto e último finalista e nos últimos 15 minutos de transmissão os Neon Soho foram salvos, transitando então para a Grande Final. Mas, por razões de ordem técnica, devido a problemas numa das linhas de votação de um dos concorrentes, acabaram por ser apurados sete finalistas. 

A condução da emissão esteve a cabo de José Carlos Malato e Tânia Ribas de Oliveira com Inês Lopes Gonçalves e Wandson responsáveis pela Green Room. Como convidados da noite tivemos os HMB, Ana Bacalhau e Nena para um medley de canções que marcaram a história do Festival da Canção, Fernando Tordo que nos trouxe a sua canção Tourada e por fim Blanca Paloma, representante espanhola este ano em Liverpool que interpretou uma versão acústica da sua canção Eaea.