Header Ads

Bruno M. Franco: «O "Jogo Mortal" é um autêntico page-turner”»

Foto: Direitos Reservados

Jogo Mortal é o segundo livro de Bruno M. Franco, sendo também o segundo da saga Mortal. O Fantastic falou com o autor para ficarmos a saber mais sobre esta história de crime e mistério, que volta a acompanhar o trabalho dos inspetores Leonardo e Marta, que desta vez passam a ter uma relação ainda mais próxima a nível pessoal. Fica a conhecer todas as novidades deste novo livro da saga que deverá contar com sete volumes.
Em relação ao primeiro volume, este “tem ainda mais ação e um enredo mais linear, que permite que seja mais fácil de entrar na história”, começa por revelar Bruno. Em Jogo Mortal, “vamos conhecer melhor os inspetores e vamos ver os personagens lidar com questões como o vício do jogo e quanto vale a vida humana, entre outras”. O autor garante que “os leitores se vão identificar bastante com as situações que se vão desenrolar ao longo do livro, além de que não irão conseguir parar de ler em certos momentos”, uma vez que considera este livro “um autêntico page-turner”.
Quando escreveu Segredo Mortal, Bruno não tinha ainda definido o percurso das personagens principais, os inspetores Leonardo e Marta. “Não sabia o que iria fazer com eles, até que vi a receção dos leitores, o carinho com que eles receberam o Leo e a M&M. Foi magnífico e percebi que tinha um diamante em bruto nas mãos. Por isso, quando me debrucei sobre o segundo livro fi-lo com outro olhar, com a intenção de trazer um caso policial entusiasmante e que agarrasse os leitores (como tento sempre em cada livro!), mas quis também trazer mais dos inspetores para a história”, adianta.
Neste segundo volume, “os leitores poderão contar com momentos dramáticos, engraçados e ternurentos, mas, acima de tudo, irão conhecer melhor o Leo e a Marta do que no primeiro livro”, explica Bruno M. Franco. “Espero que se apaixonem ainda mais por esta dupla de inspetores e que os acompanhem até ao fim”, adianta ainda.
Sobre a continuação da saga, Bruno espera que esta tenha sete volumes, uma vez que tenciona tendo criar vários arcos narrativos na história dos inspetores. “Só haverá mais livros se eu tiver ideias que valham a pena explorar e dependerá, também, do feedback dos leitores, que é muitíssimo importante para mim. Não quero cometer o erro de prolongar a Série Mortal demasiado e estragar tudo o que tenho construído e que virá no futuro”, explicou ao Fantastic.
“Quero que esta série marque o panorama literário português a nível policial/thriller e não quero colocar isso em causa apenas para prolongar a série mais um livro se não for mesmo preciso. Portanto, sete livros vai ter de certeza. Logo veremos se terá mais. O que eu sei é que tenho tanta coisa brutal e entusiasmante para vir que mal posso esperar para partilhar convosco!”, conclui.
O terceiro livro da saga tem lançamento previsto para setembro, caso não haja atrasos. “Fui pai há 4 meses e o tempo para escrever é menor e é tudo mais imprevisível. Mas estou confiante com setembro e mal posso esperar para que leiam o terceiro”, garantindo que este terá “o final mais bombástico da série”.
https://agenciadasletras.pt/wp-content/uploads/2018/12/bruno-franco-featured.jpg
Foto: Direitos Reservados
Bruno M. Franco completa 33 anos em 2023 e, para além de escritor, trabalhas também no IPO de Lisboa, uma vez que é formado em radioterapia. “Desde sempre que me quis dedicar à área da saúde. Escolhi seguir Radioterapia por causa da minha mãe e não me arrependo um minuto. Adoro ajudar os doentes oncológicos a lutarem contra o cancro, ainda que alguma vezes saibamos que é uma luta ingrata. Por esse motivo, ser escritor foi algo imprevisível e que nunca me imaginei a fazer, mas é, neste momento, a minha maior paixão na vida”, revela ainda.
“Adoro criar histórias, personagens e situações que entusiasmem os leitores e que marquem as leituras. É uma sensação única e incrível! Inicialmente, as pessoas que me conheciam não me levaram tão a sério quando disse que queria ser escritor, mas agora, ainda por cima estando numa das maiores e melhores editoras do país, a Penguin, com o sucesso que a saga Mortal está a ter, isso é coisa do passado e já olham para mim como escritor, até mais do que o Radioterapeuta. Por isso sim, se pudesse dedicar-me apenas a uma atividade, seria a escrita”, continua Bruno M. Franco, não esquecendo que “no mercado português é muito difícil viver-se da escrita”.
“Tento sempre criar histórias e situações que nada tenham a ver comigo, para que as pessoas que me conheçam consigam separar o autor da pessoa quando lêem os meus livros. É engraçado porque dizem que o Bruno é um tipo simpático e querido, mas o escritor Bruno M Franco é um bocado psicopata (risos). O que eu trago de experiências pessoais para os livros é apenas os sentimentos em determinadas situações que já vivi e que me ajudam a transmitir ao leitor esses mesmos sentimentos”, continua o autor da saga Mortal.
”Costumo colocar um easter egg de vez em quando para a minha mulher que alguns leitores mais atentos até já identificaram. É uma espécie de dedicatória subliminar que lhe faço por toda a importância que ela tem na minha vida. Às vezes um nome, um local, coisas sem importância para a história do livro são importantes para nós e ela adora captar essas mensagens”, explica ao Fantastic. “Até o nosso pedido de casamento eu coloquei e quase ninguém reparou! Tudo isto porque sem a Sara nada disto seria possível. É o mínimo que lhe posso fazer para mostrar a gratidão que lhe tenho. E porque é divertido, admito!”, conclui.

PASSATEMPO 
O Fantastic e o autor Bruno M. Franco estão a oferecer os dois livros da saga. Se queres ser um dos vencedores e levar para casa o Segredo Mortal ou Jogo Mortal vê nas nossas redes sociais – Facebook e Instagram – como participar. O passatempo decorre de 6 a 12 de março, sendo o vencedor revelado na semana seguinte. Boa sorte!