Header Ads

França vence "Junior Eurovision Song Contest 2022". Portugal obteve melhor classificação de sempre

 

Foto: Direitos Reservados EBU- Corinne Cumming

Foi no palco do Karen Demirchyan Sports and Concerts Complex em Yerevan, na Arménia, que a França se sagrou neste domingo, dia 11 de dezembro, a grande vencedora da 20ª edição do Junior Eurovision Song Contest 2022. Lissandro e a canção Oh Maman! arrecadaram 203 pontos, dos quais 132 vieram por parte do júri europeu e 71 pontos da votação online, sucedendo então à vencedora do ano passado, Maléna. Portugal com Nicolas Alves e a canção Anos 70 conquistaram um 8º lugar com 121 pontos, correspondentes aos 51 pontos do júri e 70 por parte do voto online, trazendo então o primeiro top 10 para o nosso país.

O restante pódio foi composto pela anfitriã Arménia com Nare e a canção Dance que arrecadaram 180 pontos, fruto dos 110 pontos dos jurados e 70 pontos da votação online, ficando assim no segundo posto. Já a Geórgia de Mariam Bigvava e a canção I Believe, fechou o pódio no terceiro lugar com 161 pontos, correspondentes aos 114 do júri europeu e 47 do voto online. 

Nicolas Alves de 13 anos nasceu na Inglaterra, é filho de pais brasileiros, tem como artistas preferidos Queen e Elvis Presley, levou na bagagem em direção à Arménia a canção Anos 70, da autoria de Agir e Carolina Deslandes, e foi feita bem ao estilo do intérprete. O jovem cantor foi selecionado após a sua participação no The Voice Kids Portugal, tendo obtido o segundo lugar.


Foto: Direitos Reservados EBU- Corinne Cumming


Em Yerevan, o nosso representante foi o 13º a subir ao palco depois do Reino Unido e antes da Sérvia,  mostrou-se muito confiante, acompanhado da sua guitarra e conquistou o público com o seu staging eletrizante, a sua voz potente e a sua entrega cheia de orgulho. Esta brilhante interpretação trouxe para o nosso país a melhor classificação de sempre no certame infanto-juvenil, depois do 11º lugar obtido em 2021 por Simão Oliveira em Paris com a canção, O Rapaz. 





Este ano em competição estiveram a concurso 16 participantes, onde os Países Baixos com Luna e a canção La Festa foram os responsáveis pela abertura do desfile de canções, enquanto as honras de encerramento couberam à delegação da Ucrânia com a jovem cantora Zlata Dziunka e a canção Nezlamna(Unbreakable). A condução do espetáculo teve a cabo de Iveta Mukuchyan(representante da Arménia no ESC 2016), Garik Papoyan, Karina Ignatyan(representante da Arménia no JESC 2019) e Robin The Robot.


Vê abaixo o vídeo oficial da interpretação ao vivo da canção vencedora do JESC 2022.