Header Ads

Minuto Literário: Capicua

Chama-se Ana Matos Fernandes, mas tratamo-la sempre por Capicua. Algures em 2008 disse "quando for grande vou ser prof. de windsurf". Hoje é uma das rappers mais conhecidas a nível nacional. Ainda que Vyorken seja um dos seus maiores sucessos, o último álbum, Madrepérola, marcou o início de uma nova etapa na sua carreira. O disco foi produzido no princípio da pandemia e durante a gravidez. 

A escrita foi uma das suas primeiras vocações. Habituada a que os outros não lessem os seus textos com a cadência que idealizava, decidiu começar a cantá-los. Assim nasce o rap na sua vida. No entanto, continua a escrever textos apenas para serem lidos. Entre 2015 e 2021 assinou crónicas quinzenais na revista Visão. O seu primeiro livro, Aquário, reúne alguns destes textos, aos quais se juntam letras, poemas e reflexões, também escritos dentro desta janela temporária.

No Minuto Literário, que está disponível no Instagram do Fantastic e ainda no Spotify, ficamos a conhecer algumas curiosidades sobre o Aquário. Capicua partilha também o título do último livro que leu, não escondendo as razões pelas quais se debruçou sobre aquelas páginas. O Minuto Literário regressa a 21 de outubro.