Header Ads

Sandra Santos: "Uma telenovela é uma maratona, onde todos os turning points têm de ser bem pensados"

Foto: Direitos Reservados

Sangue Oculto
é a nova novela da SIC, que pode ser vista desde esta segunda-feira, dia 19 de setembro, em horário nobre. “Duas gémeas que nunca se viram, descobrem que foram separadas à nascença. Mas a busca da verdade é um caminho de surpresas e desencontros.” é o mote lançado pela SIC para a novela protagonizada por Sara Matos. O Fantastic esteve à conversa com Sandra Santos, a escritora responsável pela história.

Sara Matos será Carolina e Benedita. Duas gémeas separadas à nascença que se voltam a encontrar 3 décadas depois. Carolina é uma enfermeira que vive em Londres, com a mãe Teresa (Sofia Alves) e a filha Ana (Maria Marques). Já Benedita vive com os pais, as personagens de Luana Piovani e António Pedro Cerdeira, é médica cirurgiã e namora com Tiago (João Catarré) .

A ideia terá partido da SIC, que tinha já “um esboço do que queria para a história”. Sandra Santos foi então desafiada pelo canal para redigir a história e, conforme confidencia a escritora ao Fantastic “depois de algumas reuniões”, acertaram “no conceito com que se sentiram confortáveis”, tendo posteriormente montado a história e começado a escrever. Da sua equipa fazem ainda parte Pedro Barbosa da Silva, Manuel Mora Marques, Sara Cardoso, Andreia Vicente Martins, Joana Andrade e Pedro Cavaleiro. 

No entanto, conta-nos Sandra, a trama ainda se encontra em processo de escrita. “Vamos sensivelmente a meio”. “Os desafios são diários, a começar pela extensão da história. Não é fácil manter uma cadência de acontecimentos suficientemente interessante para prender o espectador ao longo de centenas de episódios. Uma telenovela é uma maratona, onde todos os turning points da história têm de ser bem pensados. Mas isto já não assusta, está enraizado, fazemo-lo há anos.”, confidencia.

Nesta novela, prometem-se “temas muito atuais”, dado que “a modernidade de pensar é importante e devemos defendê-la com unhas e dentes, sob perigo de retrocedermos como sociedade”.

Sendo Sandra uma “autora que privilegia o character driven”, confessa a própria, este é um projeto que lhe levanta um desafio muito particular: “trabalhar uma história de gémeas desempenhadas apenas por uma atriz.”, o que a impede de pensar “só na narrativa” e a obriga a considerar a “disponibilidade da atriz, que vai ter não uma, mas duas personagens para trabalhar; a própria produção, que não pode sobrepor planos de gravação com ela e tem de fazer uma espécie de puzzle para conseguir encaixar todas as cenas; a produtividade, já que as cenas em que aparecem as duas demoram mais tempo a gravar, etc.”. “Tudo tem de ser pensado ao pormenor.”, acrescenta. 

Neste sentido, Sandra foi “obrigada a criar vários motores da história”, razão pela qual optaram por ter “multi protagonistas, com a Sofia Alves, a Luana Piovani e o António Pedro Cerdeira a partilharem a responsabilidade de carregar a história.”.

No que diz respeito às expetativas, a escritora espera obviamente que este seja mais “um sucesso”. “Às vezes, as histórias não funcionam, pelos mais variados motivos. Mas creio que todos damos o nosso melhor e acreditamos até ao fim nos projetos. Tem de ser assim. É um trabalho demasiado difícil para fazer sem amor.”, finaliza.

O elenco conta ainda com nomes como Mariana Pacheco (Patricia), João Catarré (Tiago), Sofia Alves (Teresa), Soraia Chaves (Lídia), Luana Piovani (Vanda), Tiago Aldeia (Henrique), Renato Godinho (Guilherme), Marcantonio del Carlo (João), Maria Marques (Anna), Rui Unas (Fábio), João Jesus (Nelson), António Pedro Cerdeira (Olavo), Maria João Pinho (Carmo), Pedro Laginha (César), Virgílio Castelo (Almeno), Manuela Couto (Remédios), Cristóvão Campos (Pedro), Júlia Palha (Maria), Anabela Moreira (Sílvia) Ana Marta Ferreira (Bárbara), Carla Andrino (Naná), Filipe Matos (Mário), Melânia Gomes (Rosa), Adriano Luz (Alberto), Sérgio Praia (Tojó), Lia Gama (Noémia), Luís Alberto (Tadeu), Inês Pires Tavares (Elsa) e Guilherme Moura.