Header Ads

Portugal confirma participação no "Festival Eurovisão da Canção 2023"

Foto: Direitos Reservados 

Depois da participação de Maro no Eurovision Song Contest 2022 em Turim, com a sua canção saudade, saudade a obter o 9º lugar, a RTP já confirmou a participação de Portugal no Festival Eurovisão da Canção 2023. O evento vai realizar-se em maio do próximo ano, no Reino Unido. O Festival da Canção 2023 será, mais uma vez, o método de escolha do representante nacional.

Já se encontram abertas as inscrições para a livre submissão de canções a concurso. As mesmas podem serem enviadas a partir do dia 2 de setembro e até ao dia 21 de outubro, inclusive. A consulta do regulamento do 53º Festival da Canção pode ser feita integralmente aqui .

Este ano estarão 20 canções a concurso, sendo que 16 serão de convites efetuados pela RTP, enquanto que as restantes quatro serão apuradas no âmbito da livre submissão de canções. As duas eliminatórias serão compostas por 10 artistas cada e a Grande Final terá um alinhamento de 12 intérpretes. A RTP anunciou, ainda assim, algumas novidades no que diz respeito à votação das semifinais.

Depois de conhecidas as cinco canções qualificadas de cada semifinal para a Grande Final, eleitas através da metodologia 50/50, pertencentes ao júri em estúdio e ao público nacional, as linhas telefónicas vão-se abrir novamente para o apuramento de uma sexta e última canção, entre as 5 que ficaram de fora de cada eliminatória 1 e 2. As canções que adquirirem mais votos nessa ronda, qualificam-se de igual forma para a Final.

Até ao momento são vinte e nove os países confirmados nesta edição do evento internacional. Albânia, Áustria, Bélgica, Chipre, Dinamarca, Estónia, Finlândia, Geórgia, Grécia, Islândia, Israel, Letónia, Lituânia, Malta, Países Baixos, Noruega, Polónia, Portugal, Roménia, San Marino, Sérvia, Suécia e Suíça, bem como também os já pré-qualificados para a Final, os Big 5, denominados como os principais contribuidores económicos da competição (Alemanha, Espanha, França, Itália, Reino Unido) e a vencedora do ano passado, a Ucrânia.