Header Ads

“Projeto Delta” estreia em 2023 na OPTO SIC

Foto: Direitos Reservados

A ficção nacional promete continuar a ganhar espaço na OPTO SIC. Com diversos projetos já em várias fases de produção, a plataforma de streaming da SIC tem em carteira Projeto Delta, uma série de oito episódios que terá Estarreja como pano de fundo. A produção promete explorar o legado de Egas Moniz, médico, pesquisador e neurocirurgião cujo trabalho se perpetua até aos dias de hoje, mais de sessenta anos depois da sua morte. Igor Regalla assume o papel principal desta obra que trará muitos segredos por descobrir em 2023 na OPTO SIC.

Entre realidade e ficção, Projeto Delta é o fruto de um trabalho de pesquisa dos médicos António Miguel Pereira e Gui Santos em conjunto com o realizador desta produção, Tiago Pimentel. A ideia nasceu em 2019, aquando da participação dos dois no Avanca Film Festival, um evento onde aprofundaram o conhecimento e o legado de Egas Moniz como figura premiado no mundo da medicina. 

A partir desse encontro Tiago Pimentel, António Miguel Pereira e Gui Santos desenvolveram uma narrativa que dará agora origem à trama do Projeto Delta, onde numa primeira fase seremos apresentados a um contexto do que liga Egas Moniz à freguesia de Avanca, em Estarreja, que serve de cenário aos oito capítulos  da história.

Feita a introdução e enquadramento histórico, é-nos apresentado um personagem mistério que seguiu a obra de Egas Moniz como um legado e recriou os seus passos almejando conquistar o estatuto do seu ídolo. 

O sonho, o inconsciente, e a saúde mental são alguns dos principais ingredientes que unem a ação desta nova aposta da OPTO SIC e que de acordo com declarações de Tiago Pimentel à Rádio Renascença formam o “casamento perfeito” para conquistar o público. 

As gravações estendem-se até à próxima terça-feira, dia 2 de agosto, e contam com o apoio da Câmara Municipal de Estarreja. “A produção cinematográfica tem vindo a consolidar-se, fruto do trabalho de quase quatro décadas do Cineclube de Avanca”, refletiu a vereadora da Cultura da Câmara de Estarreja, Isabel Simões Pinto, em declarações à Rádio Renascença. 

Com a chancela de produção da Cinemate e da Costa do Castelo - Filmes, Projeto Delta tem previsão de chegada ao catálogo do streaming do grupo Impresa para 2023. Igor Regalla, que se destacou na sétima arte em Ruth e Gabriel regressa aos papéis principais e será figura de proa de um elenco que conta ainda com Mariana Monteiro, Carla Andrino, Bruna Quintas, Pedro Laginha, Carla Chambel, Custódia Gallego, Vera Alves e Ana Lopes.