Header Ads

"A Última Dança" em cena no Teatro Experimental de Cascais a 9 e 10 de setembro

Foto: Direitos Reservados
O espetáculo promovido pela Play Company intitulado A Última Dança chega ao Teatro Municipal Mirita Casimiro no próximo dia 9 de setembro, sexta-feira. Haverá ainda uma outra sessão no dia seguinte, também marcada para as 21h. A criação artística de João Pires e Diana Sousa Lara, que também integram o elenco, fala-nos da empatia e da forma como olhamos para a vulnerabilidade do ser humano. A peça entra em cena no âmbito da 7ª edição da Mostra de Teatro Jovem, que decorre entre 9 de setembro e 1 de outubro.

A arte da numerologia diz-nos que o sete é o número da perfeição. Talvez seja um bom presságio para a Mostra de Teatro Jovem 2022, que assinala o sétimo aniversário e conta com sete produções artísticas na programação. Entre elas está a peça A Última Dança, que vai abrir o evento logo no dia 9 de setembro, pelas 21h. No dia seguinte, sábado, João Raposo Nunes, Diana Sousa Lara, João Pires e Sandra Sousa voltam a subir ao palco do Teatro Experimental de Cascais para dar vida ao espetáculo pela última vez.

Tolerância, compreensão e respeito são algumas das palavras que se relacionam com o conceito de empatia. É precisamente esta temática que a peça aborda. No entanto, "o contraste do olhar da sociedade sobre a vulnerabilidade no sexo feminino e masculino como fator de fraqueza ou coragem" é também levado para cima da mesa. A sinopse avança ainda que "através da reflexão sobre o passado fazemos refletir sobre as entranhas de um ser humano que é composto por um passado, um presente e pela ansiedade do futuro". 

Note-se que A Última Dança integra a programação da 7ª edição da Mostra de Teatro Jovem. O evento anual promovido pelo Teatro Experimental de Cascais surgiu em 2016, na sequência de vários pedidos de acolhimento que chegavam ao longo dos anos. Uma vez que a maioria destes era endereçado por ex-alunos da Escola Profissional de Teatro de Cascais, um dos requisitos para submeter uma proposta de espetáculo passa por haver elementos da ficha técnica que tenham frequentado essa mesma escola. 

Consulta aqui a restante programação da Mostra de Teatro Jovem.