Header Ads

Reino Unido será o anfitrião da "Eurovisão 2023"


Foto: Direitos Reservados - EBU

Foi anunciado formalmente esta segunda-feira, dia 25, que o Reino Unido, em representação da Ucrânia, vai receber a 67ª Edição do Festival Eurovisão da Canção. O país vencedor que acolheu as edições de 2005 e 2017 não pode receber a competição devido a razões de segurança e é, assim, o segundo classificado da edição deste ano que o irá fazer. Desconhece-se, para já, qual a cidade britânica eleita pela organização, no entanto, o processo de seleção vai iniciar-se esta semana. O anúncio foi feito tanto pela EBU como pela televisão estatal britânica BBC. 

O supervisor executivo da competição internacional, Martin Osterdahl, afirmou estar ”excecionalmente grato” pela BBC receber o Festival Eurovisão da Canção em 2023 e assim  continuar com esta tradição de solidariedade com a Ucrânia e união entre os povos europeus.

Já o Chefe do Conselho de Administração da televisão estatal ucraniana UA:PBC, Mykola Chernotytskyi, afirmou que vão "adicionar algum espírito ucraniano a este evento e uma vez mais unir toda a Europa em torno dos nossos valores comuns de paz, apoio e celebrarmos a diversidade e o talento”.

Também ficou confirmado que a delegação ucraniana, tendo o estatuto de vencedor após a vitória dos Kalush Orchestra em Turim, vai-se qualificar automaticamente para a Grande Final, juntando-se assim aos pré-qualificados Big 5 (Reino Unido, Espanha, Alemanha, França e Itália), denominados como os principais contribuidores económicos do evento.

Os britânicos vão assim realizar a Eurovisão pela nona vez na sua história. Depois de Londres receber em 1960, 1963, 1968 e 1977, Edimburgo em 1972, Brighton em 1974, Harrogate em 1982 e Birmingham em 1992.

Até à data, 21 delegações confirmaram o interesse na edição de 2023, no entanto, Portugal ainda não fez a sua confirmação oficial quanto à sua presença no certame.