Header Ads

Soraia Tavares será Cesária Évora em "Sodade", a nova série da RTP

Foto: Direitos Reservados

Sodade é o nome da nova série de ficção realizada por Diana Antunes e produzida pela Lanterna de Pedra Filmes para a RTP. Segundo a produtora, a história sobre a artista cabo-verdiana Cesária Évora contará com Soraia Tavares como protagonista e as gravações arrancam em setembro em Cabo Verde.

Se inicialmente Eliana Rosa foi a escolhida para protagonizar Sodade, a produtora confirma agora a alteração, passando a atriz Soraia Tavares a assumir o papel principal. Ao seu lado estarão ainda outros nomes, como é o caso de Igor Regalla, Flávio Hamilton e Sérgio Praia.

Composta por cinco episódios - e não oito, como anunciado inicialmente - Sodade contará com a banda sonora de Dino D'Santiago. "É uma série que quer ser o mais aproximado possível à realidade que Cesária viveu, obviamente tendo alguma liberdade criativa para tocar algumas notas de fantasia, mais líricas e mais oníricas. Uma vez que a série é muito musical, eu gostava que a música pudesse transpor esse visual, pudesse ter uma cor ou linguagem visual nesta série", afirmou Hugo Diogo, proprietário da Lanterna de Pedra Filmes.

A ideia da série é "contar a história da Cesária Évora desde a infância até à hora da morte, até ao dia em que ela morre e está a ser entrevista por um jornalista", avançou o responsável, garantido que Sodade "não será bem um 'biopic', porque há alguma liberdade para nos inspirarmos em algumas situações e se calhar transformá-las".

Assim, nesta série tudo é baseado "em contos, na biografia da Cesária que saiu há pouco tempo pela jornalista polaca Elzbieta Sieradzinska e em situações contadas na primeira pessoa, por pessoas que partilharam a vida com ela", explicou ainda à Agência Lusa.