Header Ads

Laura Gonçalves distinguida com dois prémios no Animafest Zagreb, na Croácia

Foto: Direitos Reservados

A portuguesa Laura Gonçalves venceu o prémio de Melhor Curta-Metragem e o Prémio do Público na 32ª edição do Animafest Zagreb. Se a estreia nacional de Homem do Lixo já tinha sido um sucesso na Monstra 2022, a estreia internacional não podia ter sido melhor. Foi a quinta vez, em 50 anos de história, que o Grande Prémio do Júri Profissional e o Prémio do Público coincidiram. Na mesma categoria da obra de Laura Gonçalves, estava também em competição a curta Garrano, de Vasco Sá e David Doutel. 

Homem do Lixo é a curta-metragem que tem levado Laura Gonçalves para as bocas da Europa. Depois da vitória em dose dupla no Animafest Zagreb, a realizadora volta a fazer as malas para aterrar em França, no Festival Internacional du Film d'Animation d'Annecy. Por agora, as atenções ainda estão voltadas para o festival croata, até porque o júri não se poupou nos elogios à curta-metragem portuguesa. "Muitas coisas nos impressionaram neste filme", começa por referir o júri. "O naturalismo do diálogo. O calor e a intimidade do ambiente familiar", acrescenta. Acima de tudo, o que mais cativou foi "a ternura com que conta a sua história de generosidade no meio das dificuldades políticas e económicas de Portugal". 

Trata-se de um filme de animação que conta a história de uma família que se reúne à mesa numa tarde quente de verão. "As memórias de cada um vão-se cruzando para recordar a história do Tio Botão", avança a sinopse. "Da ditadura à emigração para França onde trabalhou como homem do lixo, e quando voltava a Belmonte na carrinha cheia de lixo que transformava num verdadeiro tesouro", conclui a mesma. A realização e o argumento foram assinados por Laura Gonçalves, sendo que a produção ficou a cargo da Bando à Parte - Animation Studios. De salientar que foi nesta produtora que Laura Gonçalves começou a trabalhar, assim que terminou o mestrado na Arts University Bournemouth, no Reino Unido.

O Animafest Zagreb recebeu este ano 1800 filmes de animação de 91 países diferentes. Metade destas candidaturas foram para a Competição Internacional, categoria para a qual foram selecionadas apenas 47 obras. Para além de Homem do Lixo, nesta secção esteve também em competição a curta Garrano, de Vasco Sá e David Doutel. A narrativa desta última gira em torno de um rapaz que é pago para atear um fogo num pinhal. 

Podes ver aqui o trailer de Homem do Lixo, a curta-metragem que foi distinguida com dois prémios na 32ª edição do Animafest Zagreb, que decorreu entre 6 e 11 de junho, na Croácia.