Header Ads

"As Ondas" sobe ao palco do Teatro da Politécnica, em Lisboa, até ao dia 25 de junho

Foto: TUNA

Até ao próximo dia 25 de junho, o Teatro da Politécnica, em Lisboa, recebe a adaptação teatral que o Teatro Meia Volta e Depois à Esquerda Quando Eu Disser fez para o livro As Ondas, obra de Virgínia Woolf, a partir da tradução de Francisco Vale e da Relógio D'Água Editores. A peça, que conta com uma primeira versão do texto de Ricardo Braun, estará em cena de terça a sábado, às 21h00.

"Dando continuidade à reflexão sobre a passagem do tempo e os processos de crescimento/envelhecimento iniciada no espetáculo Joyeux Anniversaire, esta adaptação pretende explorar os universos de tensão que resultam da obra", começa por explicar a companhia Teatro Meia Volta.

"Em As Ondas, Virginia Woolf constrói uma delicada partitura que se movimenta entre seis monólogos interiores. O texto segue os seis narradores-personagens desde a infância à idade adulta, explorando os processos de construção e mediação da individualidade e do coletivo. Esta adaptação coloca as personagens num ambiente artificial - um estúdio de chroma -, testando os limites da sua plasticidade", pode ler-se na sinopse do projeto.

"Neste aparente não-lugar, os elementos próprios de um estúdio de gravação audiovisual reconfiguram-se constantemente para a construção de paisagens plásticas e emocionais que estas seis figuras atravessam. A floresta das brincadeiras infantis dá lugar à arena social onde os jovens adultos se movimentam; um restaurante que acolhe o reencontro de amigos transforma-se em espaço íntimo de luto pela morte de um deles", avança ainda o resumo do espetáculo.

Com criação e interpretação de Alfredo Martins, Anabela Almeida, Duarte Guimarães, Luís Godinho, Sara Duarte e Tânia Alves, neste espetáculo os seis intérpretes "operam este espaço e o seu equipamento", criando "universos visuais e sonoros que deslocam o texto do seu enquadramento espacio-temporal original e o colocam, em tensão, no centro do espetáculo".

A peça mantem-se em cena de 8 a 25 de junho, e os bilhetes têm o custo de 10 euros (normal) ou 6 (descontos). As reservas podem ser feitas através de telefone (961960281) ou por e-mail (bilheteira.artistasunidos@gmail.com).