Header Ads

Marcus André e Paula Lobo Antunes gravam curta-metragem no Algarve

Foto: Direitos Reservados

Já arrancaram as gravações da nova curta-metragem que junta Marcus André e Paula Lobo Antunes nos papéis principais. unSin aborda de forma dramática a chamada "terapia de conversão" e as suas consequências nas vítimas. Trata-se de uma produção da Ber/Liner Productions, Kallenberg.art e MovieBox Studios que terá a cidade de Lagoa, no Algarve, como pano de fundo.

A gíria popular chama-lhe "terapia de conversão", "cura gay", ou deshomossexualização". Apesar de assumir várias denominações, o objetivo desta prática é sempre o mesmo: mudar a orientação sexual ou identidade de género de uma pessoa LGBTI+. Esta é a temática que é abordada na curta-metragem unSin, que marca a estreia de Marcus André enquanto escritor e produtor executivo. Para além das funções de destaque que Marcus André desempenha no backstage do filme, o ator partilha o papel de protagonista com Paula Lobo Antunes.

"Tendo como pano de fundo as paisagens do Algarve, a trama conta a história da conturbada relação dos irmãos Edward e Helen Walker". A informação foi avançada na nota enviada ao Fantastic, que acrescenta ainda que as gravações já tiveram início na cidade de Lagoa, que pertence ao distrito de Faro. 

De salientar que unSin trás para cima da mesa a questão das "terapias de conversão", que, segundo Victor Madrigal-Borloz, especialista das Nações Unidas para as questões de orientação sexual e de identidade, não são mais do que "guarda-chuvas para descrever intervenções de natureza abrangente, que se baseiam na ideia de que a orientação sexual ou a identidade de género de uma pessoa pode e deve ser alterada". O Brasil foi o primeiro país das Nações Unidas a tornar estas práticas ilegais, sendo que Malta foi a primeira nação europeia a seguir o seu exemplo. Só entre dezembro de 2021 e fevereiro de 2022, países, como Canadá, França, Nova Zelândia e Israel baniram as "terapias de conversão". A Grécia tomou na última semana a decisão de proibir estas práticas, mas apenas para menores de idade.

Em Portugal, a informação sobre a dimensão destas práticas no país é muito reduzida, contudo, sabe-se que ainda não foram ilegalizadas. Para já, foram apenas apresentados dois projetos de lei que visam a proibição das "terapias de conversão", para além de estar a circular uma petição pública online que já conta com mais de cinco mil assinaturas.