Bailado "Memorial do Convento" estreia a 4 de junho em Loulé
Foto: Direitos Reservados |
Foi há quase doze anos que os telejornais portugueses abriram com a notícia da morte de José Saramago. Deixou-nos fisicamente, mas as suas obras continuam a marcar as novas gerações. O Memorial do Convento é um dos romances que continua a ser estudado em contexto escolar e agora é adaptado para um bailado de três atos, que tem estreia marcada para o próximo dia 4 de junho, no Cineteatro Louletano, no Algarve. Em nota de imprensa, a entidade promotora do evento garante que "o espetáculo une o universo literário às possibilidades da dança enquanto expressão narrativa que parte do corpo e do movimento".
O projeto surge no âmbito das comemorações do centenário do nascimento de José Saramago e, para além do bailado, promove também atividades paralelas destinadas às crianças, para que possam explorar o legado literário que o autor nos deixou. O Meia-História Encaixa é uma das vertentes educativas associadas ao bailado, que consiste numa leitura coreografada do Memorial do Convento, que, posteriormente, se transforma numa oficina para as crianças ficarem a conhecer melhor os vários aspetos que constituem a estrutura da narrativa.
Está ainda prevista uma residência artística numa escola do município de Loulé, no Algarve, que consistirá num trabalho de uma semana com os alunos em duas turmas diferentes em que se vai trabalhar a adaptação da obra Memorial do Convento à criação coreográfica feita pelos alunos. De salientar que o romance, que é agora adaptado para bailado, foi publicado em 1982 e cruza a História, a ficção e o fantástico. "Era uma vez um rei que fez promessa de levantar um convento em Mafra. Era uma a gente que construiu esse convento. Era uma vez um soldado maneta e uma mulher que tinha poderes. Era uma vez um padre que queria voar e morreu doido", lê-se na sinopse do livro.
A estreia do bailado em Loulé está agendada para 4 de junho, mas há outros palcos espalhados pelo país que vão acolher o espetáculo. Ao Cineteatro Louletano segue-se a passagem em Coimbra (Convento de São Francisco), a 10 de junho; Leiria (Teatro José Lúcio da Silva), a 15 de junho; Alcanema (Cineteatro São Pedro), a 17 de junho; Sintra (Centro Cultural Olga Cadaval), a 25 de junho. Haverá ainda uma apresentação do bailado em Lanzarote, nas Canárias, o local onde José Saramago foi encontrado morto em junho de 2010.
Comente esta notícia