Header Ads

"Especial - Eurovisão 2022" | Os Ensaios (Dia 2)

Foto: EBU

O PalaOlimpico de Turim recebeu neste domingo, dia 1 de maio, mais uma ronda de ensaios. Os intervenientes deste dia atuarão na segunda parte da primeira semifinal do certame. O destaque do dia vai para o ensaio de Portugal, com Maro a subir ao palco pela primeira vez. Croácia, Dinamarca, Áustria, Islândia, Grécia, Noruega e Arménia completaram o restante alinhamento deste segundo dia de competição.

Tal como aconteceu no dia de ontem, os primeiros ensaios estão vedados à imprensa, mas a organização disponibilizou um pequeno excerto de alguns segundos no TikTok. Logo após o ensaio, os intérpretes  interagiram com os jornalistas de todo o mundo, de forma a darem a conhecer algumas novidades sobre as suas atuações. O Fantastic marcou presença nesta conferência e conta-te todas as novidades.

Portugal 

Iniciámos este domingo com o ensaio da nossa delegação. Maro, que interpretou a canção saudade, saudade, foi acompanhada em palco por Milhanas, Diana Castro, Beatriz Pessoa, Carolina Leite e Beatriz Fonseca. As artistas apresentaram-se de forma bastante unida, cantando em círculo e criando um momento especial entre si.

Em conversa com a imprensa, a intérprete mostrou-se bastante entusiasmada e contente com o seu primeiro ensaio, bem como com o palco do certame, considerando este ensaio algo “completamente novo”. Quanto à performance, Maro referiu  que vai haver algumas mudanças do Festival da Canção para a Eurovisão, mas mantendo a boa energia e harmonia entre todas. “O staging vai ser mais intimista, devido à forte mensagem da canção”, explicou. “saudade, saudade  é sobre o meu avô e é uma homenagem à pessoa que ele foi e ainda é na minha vida”, referiu Maro, numa questão feita pelo Fantastic

Foto: EBU

Croácia  

A Croácia terá como intérprete a jovem cantora Mia Dimsic, que nos trouxe Guilty Pleasure. Mia apresentou-se em palco com um vestido extremamente elegante e bem colorido, tendo sido acompanhada por três dançarinos contemporâneos e pela sua guitarra. Com influências de Taylor Swift, Norah Jones e Kacey Musgraves, a artista vai tentar cativar os espectadores pela sua simplicidade e talento. 

No Meet & Greet com os jornalistas de todo o mundo, a cantora mostrou-se “realizada e extremamente feliz” após o primeiro ensaio. Quando questionada pelo Fantastic relativamente ao staging, referiu que “vai ser 100% diferente" da final nacional croata. Entre as canções favoritas deste ano, a intérprete referiu que os seus "guilty pleasures" são as propostas dos Países Baixos, da Suécia e do país anfitrião, a Itália.

Foto: EBU

 

 Dinamarca 

A Dinamarca será representada pelas Reddi, um grupo de rock que irá defender a canção The Show. Esta proposta cheia de garra leva-nos para um estilo mais retro que promete fazer vibrar o PalaOlimpico. Em palco, as nórdicas apresentaram-se muito unidas, cheias de energia e com alguma pirotecnia à mistura, à semelhança do que aconteceu na final nacional dinamarquesa. 

No Meet & Greet com a imprensa, o grupo mostrou-se muito satisfeito com o palco e, segundo um dos membros da banda, "vai haver mudanças", referindo que esperam que "as pessoas sintam isso na noite da semifinal”. Em resposta ao Fantastic, as Reddi elegeram como canções favoritas as que são levadas pela Suécia, de Cornelia Jakobs, dizendo mesmo que “a letra está perfeita”, e a música da Finlândia, dos The Rasmus. 

Foto: EBU

Áustria 

Lumix Ft Pia Maria seguiram-se no alinhamento, levando ao palco da Eurovisão a canção Halo. Os jovens cantores apresentam-nos uma melodia bem rítmica e que certamente não vai deixar Turim indiferente. Em palco, o duo estava dentro de um anel circular gigante com luzes néon brancas e vermelhas e incluíram pirotecnia na sua atuação. 

Na conferência de imprensa, os artistas mostraram-se muito entusiasmados e bastante felizes com o resultado do ensaio. “Esta nossa história começou desde janeiro/fevereiro e desde então criámos uma boa conexão, devido à proximidade de idades”, referiu o duo, quando questionado sobre a ligação entre os dois. Quanto às canções favoritas dos intérpretes, Lumix destacou as canções da Arménia e da Itália, enquanto Pia Maria referiu Lights On da República Checa. 

 

Foto: EBU

 

 Islândia

A Islândia vai ser representada pelas Systur, um trio de irmãs composto por Beta, Sygga e Elín. As artistas subiram ao palco do PalaOlimpico com a canção Með Hækkandi Sól. Esta edição marca também o regresso do idioma islandês à Eurovisão. 

Simplicidade, harmonia e tranquilidade é o que podemos esperar das nórdicas nesta edição da Eurovisão. Em palco, o trio apresentou-se com um estilo retro e com um staging recheado de gráficos brilhantes que poderão cativar o público presente na arena.

No Meet & Greet com a imprensa, as Systur encontravam-se maravilhadas com toda esta experiência, sentindo-se também muito bem em palco. A mensagem que querem transmitir é a “esperança por dias melhores para todo o mundo”.

De realçar que as intérpretes dão um grande suporte para a comunidade LGBT, deixando também uma mensagem a todo o mundo para “amarem os filhos, independentemente do que são e acima de tudo darem apoio necessário”. 

Foto: EBU

Grécia

Amanda Georgiadi Tenfjord será a representante helénica e vai subir ao palco da Eurovisão com a canção Die Together. A entrega e a voz da jovem intérprete vão certamente tocar o coração de todos aqueles que assistirem à semifinal do dia 10 de maio. No palco do PalaOlimpico, a artista apareceu com um longo e elegantíssimo vestido branco, com luzes brancas e azuis a simbolizar a bandeira grega e algumas cadeiras em seu redor. 

Na conferência de imprensa, a cantora afirmou que o ensaio “correu bastante bem”, tendo-se sentido “muito contente” em palco. Segundo a mesma, a canção Die Together é baseada “num sentimento generalizado, que é o amor”. 

Como melhores canções de todos os tempos do seu país, Amanda referiu My Number One, de Helena Paparizou e Secret Combination, de Kalomira. 

 

Foto: EBU

Noruega 

Eis que chegámos a um dos intérpretes mais irreverentes e intrigantes da edição de 2022. Os Subwoolfer, vêm diretamente da Noruega e chegaram a Turim para pôr toda a gente a vibrar com a sua música Give That Wolf a Banana.

Keith & Jim apareceram em palco com as suas máscaras de lobo amarelo e foram também acompanhados por três dançarinos de apoio e pelo DJ Astronauta. A performance em palco foi um pouco similar ao que apresentaram na final nacional norueguesa.

Na conferência de imprensa com os jornalistas, os Subwoolfer mostraram-se bastante animados, tendo como destaque o carisma e a interação entre a delegação. “Sentimo-nos muito bem em palco e estivemos bastante divertidos" referiu o representante do duo. A Noruega, com esta proposta, vai com toda a certeza fazer do PalaOlimpico “uma grande festa”.

Foto: EBU

Arménia

Chegámos então ao último ensaio do dia, que coube à comitiva da Arménia. Rosa Linn traz-nos Snap, uma canção pop/country extremamente tocante pela sua mensagem e pelo seu significado. 

No palco, a cantora apresentou-se num quarto em tons de branco com as paredes feitas de papel e acompanhada pela sua guitarra. Com a nostalgia da letra e o carisma da jovem artista, prevê-se que a primeira semifinal vá encerrar de uma forma muito especial e emotiva.

Na conferência de imprensa, Rosa mostrou-se “mega satisfeita” pelo ensaio realizado. Falou um pouco sobre o staging, sem no entanto revelar surpresas. Numa partilha pessoal, a intérprete confessou que esta história “encaixou perfeitamente em palco" e considera que a representa "em pleno". Como temas preferidos deste ano, a cantora destaca as canções de Portugal e da Suécia.     

Foto: EBU

Nesta segunda-feira, dia 2 de maio, irá acontecer o terceiro dia de ensaios com os primeiros países da segunda semifinal a subirem ao palco. O alinhamento será composto pela Finlândia, Israel, Sérvia, Azerbaijão, Geórgia, Malta, San Marino, Austrália e Chipre.