"Abandonados" será a nova minissérie da RTP sobre a invasão japonesa de Timor
Está a terminar a fase de gravações da nova minissérie da RTP que vai estrear ainda este ano e que fala sobre a invasão japonesa de Timor. Abandonados é o nome da produção de Francisco Manso, cujo pano de fundo é as ilhas da Madeira e de Porto Santo, ainda que este não tenha sido o cenário inicialmente previsto. Marco Delgado, Virgílio Castelo, Vítor Norte e Luís Esparteiro são alguns dos atores que integram o elenco da série que remete para um dos palcos da Segunda Guerra Mundial, que nem sempre consta nos manuais escolares.
Quem diria que Timor foi a única parcela de território português invadida na Segunda Guerra Mundial? Foi na noite de 19 para 20 de fevereiro de 1942 que tudo aconteceu. Apesar de os timorenses terem oferecido alguma resistência, os 1500 soldados que desembarcaram na região de Dalí não foram impedidos de entrar na ex-colónia portuguesa. Para além disso, ao mesmo tempo, a marinha e a força aérea japonesa atacavam também a zona oeste da ilha.
No entanto, no meio desta guerra, foi o oficial português Manuel Pires quem desempenhou um papel importante, na medida em que contribuiu para a retirada de um grande número de timorenses, portugueses e australianos do território invadido pelos japoneses. A série Abandonados vem, assim, recordar a história do então administrador de Baucau, num ano em que se assinala o 80º aniversário da invasão nipónica e duas décadas de independência de Timor. De salientar que a minissérie de sete episódios é baseada na obra do historiador António Monteiro Cardoso, intitulada Timor na Segunda Guerra Mundial - Diário do Tenente Pires. Abandonados é inspirado em factos reais, contudo, a narrativa é de ficção.
Marco Delgado é o protagonista e interpreta o Tenente Manuel Pires. O elenco é composto por cerca de 70 atores, com destaque para Virgílio Castelo, Vítor Norte, Luís Esparteiro, Maya Booth, António Pedro Cerdeira, Soraia Tavares, Elmano Sancho e Joaquim Nicolau. Para além disso, foram também chamados para as gravações figurantes timorenses, japoneses e chineses.
As gravações têm decorrido ao longo dos últimos dois meses na ilha da Madeira e Porto Santo, tendo já passado por locais, como a Serra de Fora, o Pico Juliana e a zona de Morenos. A escolha das paisagens madeirenses prende-se com as suas parecenças com alguns territórios timorenses. Tal acontece porque o plano inicial passava por produzir uma longa-metragem gravada em Timor. Contudo, as restrições associadas à chegada da pandemia da Covid-19, assim como os elevados custos de produção, obrigaram o realizador a adaptar o projeto.
Sem data de estreia ainda definida, sabe-se apenas que Abandonados deve estrear em meados de 2022. A série será exibida em simultâneo em Portugal e em Timor.
Comente esta notícia