Header Ads

"Narke" sobe ao palco em Póvoa de Varzim no dia 22 de abril

Foto: Direitos Reservados

"Isto é um filme". É assim que a Play Company começa por apresentar Narke, uma criação de João Pires e Vera Gromicho que sobe ao palco do Cine-Teatro Garrett, na Póvoa do Varzim, no próximo dia 22 de abril, depois de ter estado em cena no final de 2021 em Lisboa. Com texto de João Pires, a peça conta com Bruno Madeira, Catarina Lima, Inês Realista, Gonçalo Ícaro, João Pires e Sandra Sousa no elenco.

"Neste espetáculo, um realizador trabalha com cinco atores na tentativa de erguer um filme que represente a sua frustração sobre o capitalismo e tudo aquilo que de negativo dele advém para a sociedade", podemos ler ainda na sinopse de Narke, uma palavra que, em grego, "é a origem da palavra Narciso, que significa estupor, entorpecimento. Narciso é uma flor que, apesar de bela e decorativa, significa egoísmo, vaidade, mentira e formalidade".

"Tal como em todas as nossas produções, só nos faz sentido falar daquilo que consideramos urgente. Através de uma criação original desde raíz, como sempre nos comprometemos a trabalhar, surgiu a necessidade de abordar o capitalismo, da importância imensa do dinheiro numa sociedade", explica a Play Company ao Fantastic.

"A urgência de falar deste conceito era bastante latente em nós, mas sentimos, após a leitura do livro Keep the Aspidistra Flying de George Orwell, que não existiam dúvidas de que seria esta a base da nossa criação. Este livro de George Orwell é o verdadeiro impulsionador deste espetáculo. Não fizemos uma adaptação do mesmo para teatro, mas aproveitámos muitos pontos de vista expostos com uma enorme clareza pelo autor sobre o capitalismo para darmos vida a alguns pontos deste espetáculo", explicam ainda.

Narke conta com uma narrativa que faz o cruzamento do teatro com o cinema e onde também é explorada a ideia da ficção e realidade. "Assistimos desde início a uma residência artística realizada num teatro, gravada constantemente, com o objetivo de erguer um filme. Assistimos ao trabalho de um realizador com cinco atores na tentativa de discutir e ensaiar uma das cenas do filme para mais tarde ser gravada", continua por explicar a companhia.

Com este projeto, a Play Company não procura "dar respostas", mas "fazer o público refletir sobre a importância do dinheiro, da simplicidade, da origem humana, e da procura pela felicidade". Com produção de Pedro Moura, Narke conta com vídeo de Inês Paour, música ao vivo de Pero Guerne e letra e apoio vocal de Filipa Azevedo.

Os bilhetes têm um custo de 7,50€ e estão à venda na BOL.

Vê as imagens dos ensaios do espetáculo:







 Fotos: Direitos Reservados