Morreu Eunice Muñoz, a "dama do teatro português" (1928-2022)
Foto: Direitos Reservados |
Morreu esta sexta-feira, dia 15 de abril, aquela que era considerada "a dama do teatro português". Eunice Muñoz tinha 93 anos e em 2021 subiu ao palco pela última vez, ao lado da neta, Lídia Muñoz, com a peça A Margem do Tempo, espetáculo que marcou os seus 80 anos de carreira e a última digressão da sua carreira.
A peça, de Franz Xaver Kroetz, estreou-se em
abril de 2021 e contava com encenação de Sérgio Moura Afonso. Depois das
primeiras apresentações no Auditório Municipal Eunice Muñoz, em Oeiras,
a atriz e a sua neta arrancaram um digressão pelo país, que culminou no
Teatro Nacional D. Maria II, em Lisboa, a 28 de novembro, exatamente 80
anos após a sua estreia.
Nascida na Amareleja, em Beja, a 30 de julho de 1928, Eunice Muñoz completou oito décadas de carreira em novembro de 2021. A estreia de Eunice aconteceu, assim, no Teatro Nacional D. Maria II, em Lisboa, na peça "Vendaval", de Virgínia Vitorino, com a Companhia Rey Colaço/Robles Monteiro, que aí se encontrava sediada.
Ao longo de oitenta anos de atividade, a atriz participou em cerca de duzentas peças de teatro, tendo colaborado com cerca de uma centena de companhias, adiantam os dados Centro de
Estudos de Teatro da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa. Em cinema e televisão, somam-se mais de oitenta produções entre filmes, telenovelas, séries e programas de comédia.
Em
abril do ano passado, Eunice Muñoz foi condecorada pelo Presidente da
República, Marcelo Rebelo de Sousa, com a Grã-Cruz da Ordem Militar de
Sant’Iago da Espada, cerca de três anos depois de ter recebido a Grã
Cruz da Ordem de Mérito.
"Não podia ser outra coisa, só podia ser atriz", frisou Eunice Muñoz quando celebrou os 70 anos de carreira, em 2011. A atriz viria agora a falecer, a 15 de abril, no Hospital de Santa Cruz, em Lisboa, confirmou o seu filho à agência Lusa.
Comente esta notícia