Header Ads

"Sexo Com Sentido" é o novo programa de Beatriz Gosta no Canal Q

Foto: Direitos Reservados
 
Marta Bateira, mais conhecida por Beatriz Gosta, abraçou este mês um novo programa com transmissão no Canal Q, em parceria com a Associação Abraço. Sexo Com Sentido é o nome do formato que começou por se estrear enquanto websérie, mas agora passa a ter lugar de destaque no canal detido pela Produções Fictícias. O programa vai para o ar todas as quartas-feiras, pelas 22h35 e vai contar com um total de 11 episódios. Toy, António Raminhos, Sónia Tavares, Raquel Tillo e Pedro Crispim são alguns dos convidados que vão estar à conversa com Beatriz Gosta.

Ao longo dos anos, cada vez mais se tem registado uma redução do número de novas infeções por VIH/ SIDA. O Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge e a Direção Geral de Saúde apontam para uma redução de 47% no número de novos casos de infeção por VIH, entre 2009 e 2018.  No entanto, isso não significa que a doença tenha deixado de existir e é importante sensibilizar não só as pessoas que sofrem da doença, mas também as que não a têm. Foi nesse sentido que a Associação Abraço levou a cabo o projeto Sexo Com Sentido, que estreou primeiro em formato websérie, tornando-se podcast da Rádio NIT e agora um programa do Canal Q. 

Sexo Com Sentido estreou no Canal Q a 2 de março e durante 11 quartas-feiras os telespectadores vão poder assistir a conversas com vários convidados que prometem falar de "temas, como fetiches, sexo oral, sexo lésbico, sexo entre homens, infeções sexualmente transmissíveis, viver com a VIH e/ou Hepatite B e C, profilaxia pré-exposição e pós-exposição, com muito humor à mistura". A informação é avançada num comunicado enviado às redações, que constata ainda que o propósito do programa "é garantir o empoderamento, diminuir o estigma e a discriminação das pessoas que vivem com VIH e hepatites virais e disponibilizar mais informação que contribua para a redução de novas infeções".

Trata-se de uma iniciativa da Associação Abraço, uma Organização Não Governamental criada em 1991 a partir do trabalho de um grupo de voluntários com o objetivo de promover e melhorar as condições hospitalares, ajudar na integração social e dar apoio psicológico a portadores de VIH/SIDA, assim como aos seus familiares. No primeiro ano de atividade o trabalho era desenvolvido no Hospital Egas Moniz, em Lisboa, mas foi no ano seguinte que o projeto se expandiu e ganhou o estatuto de ONG.

Beatriz Gosta é a anfitriã do programa Sexo Com Sentido, que vai trazer para cima da mesa vários temas que são considerados tabu. Para além da presença de especialistas e investigadores, caras conhecidas, como António Raminhos, Pedro Crispim, Sónia Tavares, Raquel Tillo e Toy também vão partilhar algumas das suas experiências com o objetivo de "descomplicar o sexo".