"Sexo Com Sentido" é o novo programa de Beatriz Gosta no Canal Q
Foto: Direitos Reservados |
Ao longo dos anos, cada vez mais se tem registado uma redução do número de novas infeções por VIH/ SIDA. O Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge e a Direção Geral de Saúde apontam para uma redução de 47% no número de novos casos de infeção por VIH, entre 2009 e 2018. No entanto, isso não significa que a doença tenha deixado de existir e é importante sensibilizar não só as pessoas que sofrem da doença, mas também as que não a têm. Foi nesse sentido que a Associação Abraço levou a cabo o projeto Sexo Com Sentido, que estreou primeiro em formato websérie, tornando-se podcast da Rádio NIT e agora um programa do Canal Q.
Sexo Com Sentido estreou no Canal Q a 2 de março e durante 11 quartas-feiras os telespectadores vão poder assistir a conversas com vários convidados que prometem falar de "temas, como fetiches, sexo oral, sexo lésbico, sexo entre homens, infeções sexualmente transmissíveis, viver com a VIH e/ou Hepatite B e C, profilaxia pré-exposição e pós-exposição, com muito humor à mistura". A informação é avançada num comunicado enviado às redações, que constata ainda que o propósito do programa "é garantir o empoderamento, diminuir o estigma e a discriminação das pessoas que vivem com VIH e hepatites virais e disponibilizar mais informação que contribua para a redução de novas infeções".
Trata-se de uma iniciativa da Associação Abraço, uma Organização Não Governamental criada em 1991 a partir do trabalho de um grupo de voluntários com o objetivo de promover e melhorar as condições hospitalares, ajudar na integração social e dar apoio psicológico a portadores de VIH/SIDA, assim como aos seus familiares. No primeiro ano de atividade o trabalho era desenvolvido no Hospital Egas Moniz, em Lisboa, mas foi no ano seguinte que o projeto se expandiu e ganhou o estatuto de ONG.
Beatriz Gosta é a anfitriã do programa Sexo Com Sentido, que vai trazer para cima da mesa vários temas que são considerados tabu. Para além da presença de especialistas e investigadores, caras conhecidas, como António Raminhos, Pedro Crispim, Sónia Tavares, Raquel Tillo e Toy também vão partilhar algumas das suas experiências com o objetivo de "descomplicar o sexo".
Comente esta notícia