Header Ads

"MONSTRA 2022": Conhece os destaques de programação do último fim-de-semana

Foto: Direitos Reservados

Até ao próximo domingo, dia 27 de março, ainda há muito para ver na 21ª edição do MONSTRA - Festival de Animação de Lisboa. Com uma programação composta por mais de 400 filmes, oriundos de todo o mundo, há espaço para uma visita especial a um país convidado e homenageado este ano pelo festival, a Bulgária. As curtas-metragens, as exposições, as sessões especiais e a cerimónia de entrega de prémios são outros dos muitos os destaques destes quatro últimos dias de festival. O Fantastic apresenta-te alguns deles.

Esta quinta-feira, dia 24 de março, às 16h30, no Cinema São Jorge, decorre a sessão Cinema Eletrónico, com a curadoria do festival Ars Electronica Animation Festival, onde os espectadores poderão ver algumas das melhores obras de animação da edição de 2021, caracterizadas pela combinação dos seus conteúdos artísticos com a inovação cultural e tecnológica. Às 20h, no mesmo espaço, é exibida Bob Cuspe, Nós Não Gostamos de Gente, longa-metragem do realizador brasileiro Cesar Cabral. O filme que está integrado na Competição de Longas-metragens é um documentário em animação de marionetas cuja figura principal é um icónico personagem de banda desenhada dos anos 80.

Na sexta-feira, dia 25 de março, às 22h00, na Sala Manoel de Oliveira do Cinema São Jorge, a MONSTRA exibe a dez obras de animação portuguesas presente na competição Prémio SPA | Vasco Granja. Entre eles, destacam-se as estreias exclusivas de Degelo, de Susana Miguel António e Filipa Gomes da Costa, O Homem do Lixo, de Laura Gonçalves, Hillocks, de Maria Constanza Ferreira, e Tom Tom, de João Levezinho.

A partir de dia 26, a MONSTRINHA traz-nos uma série de filmes de animação para os mais novos, que irá ocupar a programação no sábado e domingo. Destaque ainda para três sessões muito especiais também para as famílias, que decorrem igualmente no dia 26: Mamã Gorila, da realizadora Linda Hambäck, Até os Ratos Merecem o Céu, de Denisa Grimmová e Jan Bubeníček, e a comemoração dos 50 anos de Snoopy, Volta a Casa, de Bill Melendez. No sábado à noite, acontece a grande cerimónia de encerramento da MONSTRA 2022, em que é revelada, entre outras surpresas, a obra vencedora da competição Prémio SPA | Vasco Granja. A entrada é livre.

No último dia de festiva, domingo, dia 27, poderás ainda  visitar a mostra Do Outro Lado da Câmara, Os Demónios do Meu Avô, bem como conhecer os cenários da primeira longa-metragem portuguesa em animação de marionetas, Os Demónios do Meu Avô, de Nuno Beato, que a MONSTRA teve a honra de revelar os primeiros 15 minutos na cerimónia de abertura. Para encerrar o festival, no Cinema São Jorge, revisitam-se os filmes premiados das competições da 21.ª edição da MONSTRA.

Podes consultar toda a programação em www.monstrafestival.com e na app do festival.