"Nem a Gente Janta", a nova série da RTP, traz "uma nova abordagem sobre o luto e junta várias gerações de atores"
Foto: Direitos Reservados |
Nem a Gente Janta é uma das novas apostas da RTP Lab e tem estreia marcada para o próximo dia 28 de março, na RTP Play. A série realizada por Inês Sá Frias assume-se como "uma nova abordagem sobre o luto e que junta diferentes gerações de atores". A série conta com a participação de atores como João Cabral, Inês Herédia, Luísa Ortigoso, Raul Ribeiro, Marco Mendonça, Rafael Gomes e Gonçalo Ícaro. O Fantastic dá-te a conhecer a narrativa e as personagens desta série composta por cinco episódios de 18 minutos.
A produção é da Promenade e resulta de uma ideia original da realizadora, que assume também o papel de Inês, protagonista desta história inspirada em factos reais. “Nem a Gente Janta trata-se de uma história fictícia que partiu de uma vontade de homenagear o meu pai Fernando e o meu avô Filipe. Doze anos depois da morte do meu pai e três anos da morte do meu avô", começa por explicar Inês Sá Frias. Na série, a personagem principal tem o seu nome e é também uma jovem atriz, que está prestes a ser despejada pela senhoria Berta (Luísa Ortigoso), enquanto enfrenta o problema de demência do avô e gere a perda recente do seu pai.
Foto: Direitos Reservados |
"Vivo em harmonia com ambas as perdas, mas em constante procura de não os esquecer, seja através de fotografias e conversas familiares ou de subtis memórias que quase desapareceram e que me fazem sentir uma mistura de saudade com admiração e uma pitada de arrepio. Escrever sobre eles e brincar com estas memórias de modo cinematográfico pareceu-me uma boa estratégia para os memorar", acrescenta ainda a protagonista da história.
Na série, Inês tem 25 anos e trata-se de uma rapariga "ligeiramente introvertida, com vida social reduzida e vida romântica inexistente". A atriz criou uma figura imaginária do seu falecido pai, com quem convive diariamente de um modo confidente, "e tem consciência de que se trata de um mecanismo que criou para lidar com a perda do pai (João Cabral), que morreu com cancro do pulmão quando Inês era adolescente". Ao mesmo tempo, visita várias vezes o seu avô (Raul Ribeiro), que vive num lar e sofre de demência, acabando por jantar lá com ele. Apaixona-se por um enfermeiro do lar (Gonçalo Ícaro), a quem se apoia ao deparar-se com uma nova e inesperada perda.
Foto: Direitos Reservados |
Desta história, fazem ainda parte personagens como Luís (Marco Mendonça), colega de casa de Inês e um pouco do contra no que diz respeito a quase todos os assuntos do mundo, passando "22% do tempo do seu dia a revirar os olhos ao que os outros dizem e fazem". Já Miguel (Rafael Gomes) é apaixonado por Luís desde o momento em que o conheceu e "o seu maior amor são plantas e tudo o que esteja relacionado com essa matéria". Enquanto isso, Inês é seguida por uma psicóloga (Inês Herédia), que "sabe da presença imaginária do pai de Inês e nunca se opôs ao mesmo, reconhecendo que se trata de um mecanismo de defesa saudável e legítimo".
No primeiro episódio da série, chamado "Roupa Lavada", Inês e Luís recebem a notícia de que vão ser despejados de casa por Berta, a sua senhoria, dentro de um mês. Enquanto Inês procura conforto na presença do seu pai e no convívio com o seu avô que vive num lar e sofre de demência, Luís encontra um novo parceiro com uma estranha obsessão. No episódio seguinte, "Plantomaníaco", Luís acidentalmente convida Miguel a mudar-se para a sua casa. Inês tem uma consulta com a sua psicóloga, na qual revela o impacto do afastamento de sua família. Uma improvável conexão entre Miguel e Berta revive a esperança em Luís de manter o seu apartamento.
A estreia acontece na próxima segunda-feira, dia 28 de março, e a série ficará disponível na RTP Play. Vê o trailer divulgado pela RTP:
Comente esta notícia