Header Ads

"MONSTRA - Festival de Animação de Lisboa" está de volta até 27 de março

https://monstrafestival.com/wp-content/uploads/2022/03/10_ante-estreia-festival-Monstar-2022_%C2%A9brunosimao_-scaled.jpg
Foto: Direitos Reservados

Arrancou no passado dia 16 de março a 21ª edição da MONSTRA - Festival de Animação de Lisboa. Neste regresso à capital, o evento "faz uma homenagem à Bulgária e à grande cultura do leste europeu, sem esquecer o que de melhor que se faz no mundo mágico do cinema de animação em todo o mundo", garante a organização. Ao todo, e até 27 de março, serão mais de 400 filmes exibidos, com cerca de duas centenas destes em competição.

"Ao todo, estão representados 46 países, onde encontramos, pela primeira vez no festival, o Egito e o Paquistão na competição internacional", explica a organização da MONSTRA. Com base no tema “A Animação analógica e digital” e as diferenças de imaginários entre o norte e o sul, o leste e o oeste. Segundo Fernando Galrito, diretor artístico do festival, a programação deste ano explora "os envolvimentos das técnicas e estéticas onde se alicerçam os antigos e novos projetos e filmes que ligam a imagem - desenhada ou esculpida - com as novas imagens criadas por meios digitais”.

Partindo da programação do país convidado, a MONSTRA faz a ponte com o leste através de uma colaboração única com quatro festivais - Animateka (Eslovénia), Animator (Polónia), Animafest (Croácia) e Animest (Roménia) -, numa secção intitulada “Da Europa de Leste para Portugal”.

Na secção de competição de longas-metragens, a MONSTRA conta com filmes como Ma Famille Afghane, da checa Michaela Pavlátová, La Traversée, da francesa Florence Miailhe, e Bob Cuspe, do brasileiro Cesar Cabral, três filmes distinguidos no Annecy Festival, em 2021. Já na competição de curtas-metragens, podemos encontrar filmes como Bad Seeds, de Claude Cloutier, Bestia, de Hugo Covarrubias, The Awakening of the Insects, de Stéphanie Lansaque e François Leroy, bem como Affairs of the Art, de Joanna Quinn.

Foto: Frame do filme "Bob Cuspe - Nós Não Gostamos de Gente"

O Prémio SPA | Vasco Granja irá ser atribuído a uma das onze curtas-metragens portuguesas em competição. São elas: A Boneca de Kafka, de Bruno Simões, A Criação, de José Xavier, O Teu Nome É, de Paulo Patrício, Tom Tom, de João Levezinho, Degelo de Susana Miguel António e Filipa Gomes da Costa, Hillocks, Maria Constanza Ferreira, O Voo das Mantas, de Bruno Carnide, Coalescence, de João Pedro Oliveira, Who Can Resist?, de Pedro Serrazina, e O Homem do Lixo, de Laura Gonçalves.

A MONSTRA conta ainda com as secções de Competição de Curtas-metragens de Estudantes, Competição Curtíssimas (filmes até 2 minutos) e competição MONSTRINHA - a secção do festival dedicada aos mais novos e às famílias.

Fora da competição, destaque ainda para um programa especial dedicado ao cinema de animação brasileiro, contando ainda com uma série de sessões de cinema paralelas, bem como exposições e outras atividades. Outra das grandes novidades desta edição são as ativações urbanas de realidade aumentada, em parceria com a Unloop, que poderão ser vistas pelas ruas de Lisboa.

As várias sessões e atividades da MONSTRA acontecem no Cinema São Jorge, Cinemateca Portuguesa - Museu do Cinema, Cinemateca Júnior e Cinema City Alvalade. Aos fins de semana, as sessões do programa Pais e Filhos decorrem no Museu Nacional de Etnologia, Centro Cultural de Carnide e Casa das Artes de Sines. A programação completa e todas as informações estão disponíveis no site www.monstrafestival.com e na APP.