Header Ads

Companhia Seiva Trupe repõe a peça "Três Mulheres em Torno de um Piano", no Porto

Foto: Direitos Reservados

A peça Três Mulheres em Torno de um Piano vai estrear no próximo dia 27 de março na Sala Estúdio Perpétuo (Porto), a nova residência permanente da companhia Seiva Trupe. Apesar de o espetáculo ter entrado em cena pela primeira vez em 2012, uma década depois a peça está de volta aos palcos com uma imagem renovada, começando pelo elenco, formado pelas atrizes Teresa Fonseca e Costa, Kátia Guedes e Sandra Salomé.  O argumento e encenação são assinados por Jorge Castro Guedes, que esteve à conversa com o Fantastic para nos dar a conhecer não só o enredo da peça, como a pertinência do tema abordado nos dias que correm.

Há quase meio século que a companhia Seiva Trupe leva o teatro à cidade do Porto. Depois de muitos anos de malas às costas de palco em palco, a Sala Estúdio Perpétuo, na Rua Costa Cabral, número 128, passa a ser a residência permanente da Seiva Trupe. A inauguração do novo espaço, a par com a estreia da peça Três Mulheres em Torno de um Piano marcam o início de um novo ciclo para o projeto criado em 1973 por um grupo de jovens artistas, entre os quais António Reis, Estrela Novais e Júlio Cardoso. 

"Ter estado quase nove anos de trouxas às costas, apesar de mais de 60 ou 70% do Porto conhecer a Seiva Trupe, não permitiu um trabalho continuado em local onde as pessoas soubessem onde a encontrar", sublinha o diretor artístico e encenador, Jorge Castro Guedes, que acrescenta ainda que "esta é uma nova fase".

Foto: Direitos Reservados

No próximo domingo, dia 27 de março, as atrizes Teresa Fonseca e Costa, Kátia Guedes e Sandra Salomé dão pela primeira vez vida às suas personagens da peça Três Mulheres em Torno de um Piano. Jorge Canto e Castro revela ao Fantastic que "o pretexto que na ação cénica desenrola o tema, sob uma forma sarcástica e com um certo humor negro, é o do encontro, aparentemente casual, de três mulheres numa noite de tempestade em novembro, numa casa das Avenidas Novas, em Lisboa, em 1993". "São duas prostitutas (uma de luxo e outra de rua), vítimas do proxenetismo, com uma outra, a dona da casa, não menos proxeneta da terceira idade, com 13 lares onde alberga a monte 1300 velhinhos", acrescenta.

Os bilhetes para a estreia esgotaram há cerca de um mês, mas a peça estará em cena até 11 de abril, pelo que as entradas podem ser adquiridas aqui. Haverá sessões às segundas e quintas, pelas 21:30h, e aos fins de semana o espetáculo entra em cena às 19h. O encenador apela a que todos venham assistir à peça, uma vez que o tema se revela pertinente nos dias de hoje. "Numa sociedade de profundo egoísmo e aproveitamento sem escrúpulos dos mais frágeis, parece-me pertinente trazer à consciência de cada um de nós esse retrato para que nos vejamos ao espelho dos nossos próprios dias", adianta ao Fantastic.

Três Mulheres em Torno de um Piano foi escrita por Jorge Castro Guedes em 2012, ano em que a peça se estreou no teatro. Dez anos depois, aquela que é considerada pelo encenador "uma comédia roxa porque é um murro na consciência de cada um de nós" está de volta aos palcos num momento muito especial para a companhia Seiva Trupe. Domingo, 27 de março, é dia de estreia dupla, dado que o espetáculo vai ser reposto num espaço que no mesmo dia é inaugurado como residência permanente da companhia de teatro. A estreia coincide com a data em que se assinala o Dia Mundial do Teatro.