Header Ads

Já são conhecidos os primeiros finalistas do "Festival da Canção 2022"

Foto: Direitos Reservados

A jornada portuguesa para o Festival Eurovisão da Canção 2022 começou neste sábado, dia 5 de março, com a transmissão da primeira semifinal da 56ª edição do Festival da Canção 2022. Áurea, Diana Castro, Maro, Os Quatro e Meia e FF foram os intérpretes eleitos e que carimbaram o seu passaporte para a Grande Final, agendada para o próximo dia 12 de março. Os restantes finalistas sairão da segunda semifinal, a ser exibida já nesta segunda-feira dia 7.  

Jorge Gabriel e Sónia Araújo conduziram uma eliminatória, com Inês Lopes Gonçalves a ficar responsável pela Green Room. Os Quatro e Meia, TheMisterDriver, Diana Castro, FF, Norton, Áurea, Kumpania Algazarra, Maro, Valas & os Astronautas e Fado Bicha fizeram parte do alinhamento de concorrentes. Já os The Black Mamba (vencedores do ano passado), Rita Redshoes, Expensive Soul e Rui Pregal da Cunha foram os artistas convidados pelo canal público.

Foto: Direitos Reservados RTP 

À semelhança do que tem acontecido nos últimos anos, a RTP apresenta os finalistas de forma aleatória usando a sempre habitual metodologia de votação 50/50, pertencentes ao júri em estúdio e ao público, com os resultados oficiais de cada semifinal a serem conhecidos após a Grande Final, para não gerar influência na votação.

O Festival Eurovisão da Canção 2022, realiza-se este ano no PalaOlimpico na cidade italiana de Turim nos dias 10, 12 e 14 de maio com Portugal a atuar na segunda parte da primeira semifinal agendada para o dia 10 de maio. Para já, desconhece-se em que moldes será realizado o evento sendo que as informações serão anunciadas brevemente pela televisão estatal italiana RAI, tendo em consideração as restrições em vigor no país.