Header Ads

Moldávia será representada por Zdob și Zdub & Frații Advahov na "Eurovisão 2022"

Foto: Direitos Reservados EBU 
A revelação da lista de intérpretes do Eurovision Song Contest 2022 ainda vai no início e já há mais um país a revelar os seus representantes. A Moldávia elegeu os Zdob și Zdub & Frații Advahov, com a canção  Trenuleţul, como os grandes vencedores, após uma escolha interna realizada no passado dia 29 de janeiro. O grupo garante assim a oportunidade de levantar bem alto a bandeira do país na competição internacional em Turim, sucedendo a Natalia Gordienko.

A televisão estatal moldava TRM tinha planeado uma final nacional para o dia 5 de março para eleger o seu representante, contudo, devido ao aumento da infeção dos casos por Covid-19, decidiu-se por uma audição ao vivo, onde todos os 28 participantes a concurso interpretaram as suas propostas para um júri escolhido, no qual constaram algumas caras conhecidas do público eurovisivo, como Aliona Moon (representante em 2013 ou Cristina Scarlat (representante em 2014).

Os Zdob și Zdub regressam à competição internacional após terem representado o país por duas ocasiões onde conquistaram em ambas um lugar no top 15. Em 2005 na cidade de Kiev terminaram na 6ª posição com 148 pontos e em 2011 na cidade alemã de Düsseldorf ficaram-se pelo 12º lugar com 97 pontos.

A Moldávia estreou-se no Eurovision Song Contest em 2005 onde até à data conta com 16 presenças e 11 qualificações para a Grande Final do certame e nenhuma vitória no palmarés. O melhor resultado do país ocorreu em 2017 com SunStroke Project com a canção Hey Mamma onde obtiveram um honroso 3º lugar.

Vê abaixo a canção vencedora já disponível no Youtube: