Header Ads

Cinemateca dedica ciclo de cinema ao ator Rogério Samora

Foto: Direitos Reservados

A Cinemateca Portuguesa vai prestar uma homenagem a Rogério Samora, em fevereiro, ao dedicar-lhe um ciclo de cinema. A instituição anunciou na sua programação que este ciclo em tributo ao ator que faleceu no passado mês de dezembro vai reunir um total de nove longas-metragens, nas quais o artista português fez parte do elenco. A primeira obra a ser apresentada intitula-se O Delfim (2001), do realizador Fernando Lopes, e a sua exibição está prevista para dia 10 de fevereiro, na sala M. Félix Ribeiro.

O país foi apanhado de surpresa ao receber a notícia que indicava que o ator Rogério Samora tinha sido hospitalizado após ter sofrido uma paragem cardiorrespiratória durante as gravações da novela Amor Amor, da SIC. Tudo isto se passou em julho do ano passado, e até à data da sua morte, em dezembro, o ator manteve-se sempre com "prognóstico reservado". Dois meses depois da sua morte, a Cinemateca vai dedicar ao ator português um ciclo de cinema, no qual vai reunir nove filmes dos realizadores com quem o artista mais trabalhou, nomeadamente Manoel de Oliveira, João Botelho, Miguel Gomes, António Pedro Vasconcelos, João Mário Grilo, Margarida Cardoso e Fernando Lopes.

O Delfim é a longa-metragem que vai abrir este ciclo de cinema já no próximo dia 10 de fevereiro. Esta película trata-se de uma adaptação de Fernando Lopes de uma obra com o mesmo nome da autoria de José Cardoso Pires. Ainda do mesmo realizador, vão ser exibidos os filmes Matar Saudades (1988) e Lá Fora (2004).

Foto: Rogério Samora com Alexandra Lencastre no filme O Delfim (Direitos Reservados)

Rogério Samora completou mais de 40 anos de carreira, tendo integrado o elenco de mais de meia centena de projetos cinematográficos. É por isso, que, no âmbito deste ciclo dedicado ao ator, a Cinemateca refere na programação que "numa época em que a maioria dos atores tinham uma formação predominantemente teatral, Samora demonstrou, mesmo no início, uma rara e surpreendente sensibilidade para o cinema e para a performance em frente das camaras, afirmando-se como um dos mais carismáticos atores da sua geração". 

O ciclo de cinema que começa a 10 de fevereiro e estende-se até ao último dia do mês tem também prevista a exibição dos filmes Lavado em Lágrimas (2006), de Rosa Coutinho Cabral; A Falha (2002), de João Mário Grilo; O Fatalista (2005), de João Botelho; Viúva Rica Solteira Não Fica (2006), de José Fonseca e Costa e, por fim, o primeiro volume de As Mil e Uma Noites (2015), de Miguel Gomes. Todas as datas e horários podem ser consultados aqui.

Ainda que Rogério Samora tenha tido um percurso de sucesso no que diz respeito à sétima arte, também se destacou na televisão e no teatro. Foi nesta última vertente que se estreou enquanto ator, na peça A Paixão Segundo Pierre Paolo Pasolini, de René Kalisky, sob direção de Filipe La Feria. Já no pequeno ecrã, o ator deu os primeiros passos em 1982, na novela Vila Faia (1982), tendo também participado em muitas outras produções, com destaque para Mar Salgado (SIC), Nazaré (SIC) e Fascínios (TVI).