Header Ads

"Eu Sou Clarice", com encenação de Rita Calçada Bastos, estreia este sábado na RTP2

https://cdn-images.rtp.pt/EPG/imagens/41995_64688_33718.jpg?amp;w=270
Foto: Direitos Reservados

Estreia no próximo sábado, dia 19 de fevereiro, na RTP2, o espetáculo Eu Sou Clarice. Com texto e encenação de Rita Calçada Bastos, a partir da vida e obra de Clarice Lispector, a peça será transmitida a partir das 22h00 e conta com interpretação de Carla Maciel.

Em Eu Sou Clarice, Rita Calçada Bastos propõe-se "criar um objeto teatral a partir da vida e obra de Clarice Lispector, escritora que sempre a intrigou", num objeto teatral que "resulta do eco que essa escritora maior tem na sua visão da vida", pode ler-se na sinopse do espetáculo.

"Sempre me interessou saber quem é a pessoa por detrás de um livro: quais as suas inquietações, qual a sua experiência de vida e o seu entendimento da mesma... no caso de Clarice, isso esteve muito presente. A matéria da sua escrita é intemporal porque vem da condição humana, desta coisa de ser pessoa", revela Rita Calçada Bastos.

A encenadora descreve Clarice Lispector como "a estranha, a estrangeira, a hermética, a mulher dona de casa, a escritora, a mãe, a pessoa capaz de ir morrendo por aqui e por ali para conseguir ser", uma mulher que "escrevia de uma forma avassaladora sobre a humanidade, via com o seu olhar de criança tudo aquilo que só se consegue ver quando se morre, e aí, e só assim conseguia ver a beleza da vida".

Eu Sou Clarice é o segundo espetáculo da trilogia que se iniciou com "Se Eu Fosse Nina, que cruzava a personagem Nina de A Gaivota de Tchekov com a biografia da própria encenadora, e terminará com "À Procura de Chaplin. 

Com produção da Close2Paradise, RTP e São Luiz Teatro Municipal, a versão televisiva desta peça de teatro poderá ser vista na RTP2 este sábado, ficando posteriormente disponível na RTP Palco.