Cinema São Jorge celebra 72º aniversário com programação especial
Foi a 24 de fevereiro de 1950 que o Cinema São Jorge abriu portas pela primeira vez ao público. O filme Os Sapatos Vermelhos, de Michael Powell e Emeric Pressburger, foi o primeiro a entrar pelo grande ecrã do São Jorge. No entanto, a história deste edifício enquanto cinema remete-nos para cerca de quatro anos antes. Corria o ano de 1946 quando é formalizada a venda de um "prédio situado na Avenida da Liberdade com o valor matricial de 627 920 escudos". Ora, a propriedade foi adquirida pela Sociedade Anglo-Portuguesa de Cinema e quase um ano depois a Câmara Municipal de Lisboa aprovou o projeto do arquiteto Fernando Silva que visava a edificação daquele que pouco tempo depois viria a ser o Cinema São Jorge.
O Cinema São Jorge prepara-se agora para soprar as 72 velas numa celebração "com pouca pompa, mas muito sumo", tal como avança a organização no site oficial. Para os dias 24, 25, 26 e 27 de fevereiro estão previstas várias iniciativas, desde sessões de cinema, oficinas, sessões de leitura, visitas e muito mais. No que toca à sétima arte, o espectadores podem contar com a exibição do filme Cantar! 2, numa sessão exclusiva para escolas, e Spencer, de Pablo Larraín.
O terror predomina nos festejos do aniversário do Cinema São Jorge e o público pode contar com a exibição da película Shining, na sua versão mais alargada. Baseado num livro de Stephen King, a história desenhada por Stanley Kubrick acompanha o percurso de Jack Torrence, um escritor e antigo professor que aceita trabalhar como segurança no Overlook Hotel, um local que foi palco de vários acontecimentos violentos. A sessão está marcada para dia 24 de fevereiro às 21:30h, na Sala 3.
Foto: Filme O Padrinho, de Francis Ford Coppola (Direitos Reservados) |
Destaque ainda para a exibição da famosa produção O Padrinho, de Francis Ford Coppola, que está marcada para dia 27 de fevereiro, pelas 21h, na Sala Manoel de Oliveira. O enredo baseia-se num romance de Mário Puzo e a sinopse adianta que "o filme acompanha o patriarca da família Corleone e toda a ascensão do seu clã siciliano nos Estados Unidos da América".
A entrada nas sessões de cinema é gratuita, contudo, a lotação é limitada. Cada pessoa pode levantar um máximo de quatro bilhetes. Consulta toda a programação aqui.
Comente esta notícia