Companhia "Teatro Gíria" é inaugurada a 8 de fevereiro
Foto: Direitos Reservados |
É já no próximo dia 8 de fevereiro, terça-feira, que será lançada a companhia Teatro Gíria, fundada pelos artistas Rodrigo Aleixo, Patrícia Fonseca e Francisco Monteiro Lopes. O objetivo deste projeto passa por contribuir para a produção e difusão de artes performativas, com destaque para o teatro. A companhia Teatro Gíria venceu recentemente o concurso de bolsas do Espaço do Tempo, uma parceria entre o BPI e a Fundação La Caixa, e prepara-se agora para se apresentar ao público com algumas peças originais.
"A criação desta estrutura surge da vontade e necessidade de criar um novo espaço humano e físico, de pesquisa, experimentação e liberdade, focado em questões contemporâneas". É assim que a companhia Teatro Gíria se apresenta em comunicado enviado ao Fantastic. A inauguração está agendada para 8 de fevereiro e a companhia tem já preparados alguns projetos para serem estreados nos próximos tempos, uma vez que venceram uma das bolsas do Espaço do Tempo, que, segundo consta no site oficial do concurso, "são um estímulo à sustentabilidade da criação na áreas da dança, teatro, performance e cruzamentos disciplinares".
Após o lançamento da companhia Teatro Gíria, vai entrar em circulação a peça A 20 de Novembro, estreada em 2020, e que "apela à meditação sobre bullying, a sua identificação e responsabilidade nos comportamentos desviantes, violência e potencial marginalidade de um jovem". A obra é da autoria de Lars Norén, um dramaturgo, romancista e poeta sueco, que viu muitas das suas peças serem encenadas em Portugal.
No entanto, a nova companhia de teatro vai também lançar duas peças originais: o espetáculo intitulado Falar de Ti a Toda a Gente tem estreia prevista para novembro deste ano, enquanto a peça FREE, apenas vai entrar em cena em maio de 2023.
Comente esta notícia