Header Ads

"Bostofrio", de Paulo Carneiro, é exibido esta terça-feira na RTP2

Foto: Direitos Reservados

Através das memórias dos habitantes da aldeia de Bostofrio, em Trás-os-Montes, o realizador Paulo Carneiro investiga um personagem misterioso, o avô que nunca chegou a conhecer. Bostofrio é uma das propostas da RTP2 para esta terça-feira, dia 25 de janeiro, um documentário que será exibido às 11h04.

Composto por uma série de conversas, "tão íntimas quanto divertidas", nas quais é o próprio realizador que se implica na ação e questiona os habitantes (muitos deles, seus familiares) sobre quem era, e como era, o seu avô, Paulo Carneiro faz uma investigação que simultaneamente observa os gestos do trabalho enquanto puxa pela língua das gentes.

Ao mesmo tempo, levanta-se o véu de uma ruralidade ainda cheia de segredos e meias verdades. Aclamado pela crítica, Bostofrio é um filme que pode ser considerado "uma viagem visual e profundamente pessoal, que orienta Paulo Carneiro no caminho de uma resolução íntima, mas também, inevitavelmente, rumo a uma reflexão quase antropológica sobre a sociedade portuguesa nas zonas rurais".