Header Ads

"No Chão Que Eles Pisam" estreia a 20 e 21 de dezembro na RTP1

https://cdn-images.rtp.pt/EPG/imagens/41606_64192_24341.jpg?amp;w=270
Foto: Direitos Reservados

Nos próximos dias 20 e 21 de dezembro, segunda e terça-feira, a RTP1 exibe o documentário No Chão Que Eles Pisam, que conta com duas partes, a irem para o ar às 21h00. Este é um trabalho da autoria de Cândida Pinto e Daniel Mota sobre a vida de jovens refugiados da Síria e do Afeganistão no nosso país.

"Fugiu-lhes o chão debaixo dos pés quando chegaram à universidade. Do céu caíam ameaças que quebravam os prédios, as escolas, as famílias, os amigos, as vidas. Procuraram futuro longe do país de origem dilacerado por conflitos. Chegaram da Síria e do Afeganistão à procura de terra firme. Entregaram-se ao desafio da superação, de entender uma língua diferente, uma cultura distinta em nome de uma formação que lhes dê liberdade para viver.", explica a sinopse do projeto.

Serão vários os relatos que compõem este trabalho que estreia agora no canal público. É o caso de uma síria que estuda medicina dentária em Viseu. "O meu futuro é diferente do futuro do meu país", afirma a jovem que recebeu uma bolsa da Plataforma Global para os Estudantes Sírios lançada pelo ex-presidente Jorge Sampaio em 2013 e que lhes permite frequentar o ensino superior em Portugal. 

Os relatos que este documentário nos traz, acompanham jovens que "estão espalhados por vários pontos do país, com esperança, confiança ou ainda com medos colados à pele". Para ver, em dois episódios, esta segunda e terça-feira, depois do Telejornal.